2 formas de fazer o cálculo de lucro empresarial

Para ter sucesso, os empreendedores precisam estar atentos a áreas importantes da operação, como administrativa e financeira. Mesmo tendo um excelente produto ou serviço, caso o empresário falhe nos setores já mencionados, as chances da sua empresa encontrar problemas sérios no futuro são muito maiores.

Por isso, é fundamental dedicar um tempo para entender e projetar as tarefas das áreas administrativa e financeira. Dentre as atividades desses setores, podemos destacar o cálculo de lucro como um dos principais processos ligados diretamente ao sucesso ou não do seu negócio.

Sem um cálculo de lucro real, é praticamente impossível as empresas conseguirem fazer um planejamento assertivo da operação, além deste ser um grande facilitador da tomada de decisão, afinal sem informações consistentes sobre os rendimentos do negócio o empreendedor corre o risco de iniciar investimentos errados e perigosos.

Por isso, se você é empresário e precisa dar uma atenção especial para a área financeira do seu negócio, te convidamos para conferir na sequência deste artigo 2 formas de fazer o cálculo de lucro empresarial de maneira assertiva e segura.

1. Identifique a diferença entre lucro líquido e lucro bruto

A primeira forma de fazer o cálculo de lucro empresarial tem a ver com o entendimento do empreendedor sobre lucro líquido e lucro bruto. Com todas as movimentações do seu negócio reunidas em uma planilha ou sistema de gestão financeira, o empresário poderá seguir para a identificação do que é lucro bruto e líquido em sua operação.

Lucro bruto

É importante que o empreendedor saiba que o cálculo de lucro começa pelo conhecimento do que são as receitas brutas e líquidas do seu negócio. A subtração dos custos dos produtos vendidos da receita total da empresa irá gerar o cálculo de lucro bruto, como veremos a seguir: 

  • Lucro bruto = vendas do período – custos das mercadorias comercializadas

Lucro líquido

Já o cálculo de lucro líquido envolve uma equação diferente, pois o empreendedor precisará considerar todas as despesas fixas e variáveis da sua operação para chegar ao resultado final, como a fórmula abaixo:

  • Lucro líquido = lucro bruto – despesas (fixas e variáveis da empresa)

2. Aprenda a fazer o cálculo de lucro com o suporte de plataformas especializadas

Depois de entender as diferenças entre o cálculo de lucro líquido e bruto, o empreendedor terá muito mais clareza nas suas tomadas de decisão. Entretanto, realizar esse processo manualmente, sem o apoio de plataformas digitais especializadas, é uma tarefa bastante árdua para os empresários, já que a agenda é repleta de compromissos e nem sempre é possível se dedicar aos processos financeiros.

Por isso, uma das formas mais eficazes de fazer o cálculo de lucro empresarial sem erros e informações inconsistentes é por meio de softwares de conciliação contábil, que gerenciam e acompanham todas as tarefas estratégicas do setor financeiro, como conciliação bancária, fiscal e contas a receber e a pagar. Com essas soluções, a sua empresa, além de ter mais segurança operacional, conseguirá diminuir consideravelmente as perdas e os riscos financeiros. 

Você conferiu no artigo de hoje 2 formas de fazer o cálculo de lucro empresarial, passando a ter uma visão real e estratégica do seu negócio. Aproveite e veja também em nosso blog o post que ensina a aumentar o lucro da sua empresa de uma vez por todas.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.