2 maneiras de evitar fraudes no seu negócio de varejo

Para gerenciar de forma estratégica uma empresa de varejo, os empreendedores precisam estar atentos a todos os pontos que podem de alguma maneira prejudicar o crescimento do seu negócio. Há uma série de assuntos que são encarados pelos empresários desse setor como grandes problemas, como as fraudes. Por mais que a companhia invista em segurança física e de dados é essencial ter uma gestão focada em evitar fraudes.

O problema é que nem sempre os varejistas possuem o conhecimento e as informações necessárias para aplicar maneiras práticas de evitar fraudes em seu negócio. Se esse é o seu caso, te convidamos para conferir esse artigo até o fim, pois iremos apresentar 2 dicas eficazes de como acompanhar todo o processo de vendas, minimizando consideravelmente esses problemas em sua empresa. 

1. Faça uma revisão manual

Uma das formas de evitar fraudes no seu negócio de varejo é bastante tradicional, mas pode ajudar a sua empresa a diminuir esses problemas, que é a revisão manual. Essa prática pode ser adotada por lojas físicas e principalmente por e-commerces, onde as fraudes são ainda mais constantes. 

Por mais que essa revisão manual leve tempo e exija bastante atenção da equipe, é importante realizá-la, assim o seu negócio de varejo conseguirá evitar fraudes recorrentes e ainda aumentar a credibilidade perante os clientes. Abaixo, listamos alguns passos importantes para a revisão manual:

  • Confira o CPF cadastrado e nome do cliente;
  • Faça uma análise do registro de compras do consumidor para identificar inconsistências, por exemplo, se ele está realizando muitas compras em um curto espaço de tempo;
  • Verifique a forma de pagamento utilizada pelo cliente, pois caso haja muitas compras realizadas com cartões diferentes e em altos valores é preciso ficar atento.

Todos esses dados coletados manualmente devem ser registrados em um banco, contendo informações como histórico de compra do cliente, formas de pagamento utilizadas, transações efetivas e barradas, entre outras. 

Essa é uma maneira de evitar fraudes em seu negócio de varejo, porém sozinha a revisão manual não garante que esses problemas sejam extintos. Por isso, há outra forma eficaz de gerenciar esse processo, como mostraremos no tópico a seguir.

2. Sistema de gestão de vendas e recebimentos ajuda a evitar fraudes em seu negócio

Vimos no tópico acima que realizar a revisão manual é importante para minimizar as divergências em sua empresa. Mas, para ser realmente eficaz no processo de evitar fraudes, é interessante contar com o suporte de um bom sistema de gestão de vendas e recebimentos.

Por meio dessas plataformas automatizadas e totalmente seguras, o seu negócio conseguirá eliminar as fraudes por meio do controle rápido e em tempo real de todos os cancelamentos e chargebacks da operação. Além disso, boas soluções ajudam a sua empresa a eliminar cerca de 99% dos erros e descontos indevidos em seus recebimentos das vendas com cartão, garantindo uma gestão ágil, prática e segura. 

Reunimos no artigo de hoje 2 maneiras de evitar fraudes no seu negócio de varejo. Para continuar por dentro de dicas como essa, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog. Aproveite e siga-nos também nas redes sociais

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.