2 maneiras de fazer o controle de fluxo de caixa da sua empresa

Se você é empreendedor sabe que uma das tarefas mais importantes para o sucesso da empresa é o controle de fluxo de caixa. Apesar de ser uma atividade conhecida por todos, nem sempre as companhias realizam esse processo de forma correta e segura. O problema é que essa atitude pode trazer prejuízos para o negócio e comprometer o seu crescimento, pois sem um controle de fluxo de caixa eficaz dificilmente o empresário terá uma visão clara e real dos seus rendimentos.

Diante desse desafio, é comum as empresas buscarem por dicas de como fazer o controle de fluxo de caixa sem erros, garantindo uma gestão assertiva das finanças. Esse é o seu caso? Se sim, te convidamos para conferir na sequência deste artigo 2 maneiras práticas de controlar o caixa da sua empresa sem sustos no fim do mês. Não perca!

1. Crie e gerencie uma planilha com as finanças da empresa

Como mencionado no início, o controle de fluxo de caixa é um processo importante para as empresas de todos os segmentos e portes. Para que não haja nenhuma falha nessa atividade, é fundamental que o empreendedor ou sua equipe financeira mantenha todas as movimentações da companhia registradas e atualizadas.

Por isso, uma forma de realizar esse trabalho é por meio de planilhas. Ao optar por essa estratégia, é preciso inserir no controle de fluxo de caixa todos os gastos realizados e todos os valores recebidos, ambos separados em categorias específicas.

As atualizações devem ser feitas diariamente na planilha, assim o empresário conseguirá ter uma visão clara dos seus principais gastos e das receitas do negócio, pois essas informações são essenciais para as futuras tomadas de decisão. Além disso, parte do controle de fluxo de caixa tem a ver com a análise do capital de giro e do estoque, por isso, é válido incluir esses dados e análises em sua planilha.

2. Utilize um software especializado no controle de fluxo de caixa

No tópico acima, vimos que é possível realizar o controle de fluxo de caixa de uma forma manual, utilizando as planilhas como aliadas. Porém, essa é uma atividade que demanda tempo e análises diárias e nem sempre a equipe consegue conciliar essa tarefa com as inúmeras outras incumbências do setor.

Por conta disso, uma excelente opção é o controle de fluxo de caixa realizado com o suporte de softwares especializados. Ao adotar uma plataforma automatizada, a sua empresa conseguirá fazer a gestão dos recebíveis através da conciliação de vendas e dos dados do que foi pago ou descontado pelas adquirentes.

Além disso, essas soluções oferecem um suporte completo para o empreendedor acompanhar em tempo real as entradas e saídas do negócio, reduzindo consideravelmente o tempo investido no processo de conciliação manual e seus custos operacionais.

E os benefícios em realizar o controle de fluxo de caixa com um software especializado não param por aí. O empreendedor também terá acesso a funcionalidades que ajudam a controlar de maneira eficaz as divergências graças às informações sobre:

  • Pagamentos não realizados ou realizados com alguma diferença de valor;
  • Cobrança indevida de taxas; 
  • Controle de todas as tarifas de aluguel de maquininha;
  • Identificação de todos os cancelamentos ou chargebacks descontados;
  • Acompanhamento em tempo real de todas as taxas de antecipação e valores antecipados.

No artigo de hoje, apresentamos 2 maneiras de fazer o controle de fluxo de caixa em sua empresa, uma com recursos manuais e a outra utilizando a tecnologia como aliada. Para continuar aprendendo sobre a área financeira, veja também em nosso blog o post que ensina a evitar fraudes de chargeback no varejo.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.