4 cuidados para não cair em fraudes durante a pandemia

As compras online aumentaram consideravelmente depois do início da pandemia do novo coronavírus. Com grande parte do comércio fechado em todo o país, centenas de empresas estão migrando para o comércio digital e aquelas que já atuavam nesse setor estão ampliando suas operações para conseguir atender a demanda crescente.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), já no início da quarentena, os supermercados online registraram um aumento de mais de 180% nas transações. Segundo o órgão, a alta foi verificada nas categorias Alimentos e Bebidas e Beleza e Saúde.

Mas, junto com o aumento das vendas online também surge o crescimento das fraudes. É muito importante ficar atento e tomar todas as medidas necessárias para evitar surpresas desagradáveis nesse momento tão difícil.

A seguir, reunimos 4 cuidados essenciais que a sua empresa deve seguir para não cair em fraudes durante a pandemia. Não perca!

1. Invista em ferramentas de repetição

Como mencionado acima, as vendas online subiram bastante nas últimas semanas devido a pandemia do novo coronavírus e, infelizmente, as fraudes tendem a aumentar também. Por isso, é fundamental que as empresas sejam ainda mais cautelosas na gestão das vendas.

Uma das medidas a serem adotadas tem a ver com a utilização de ferramentas que verificam repetições de transações. Por meio desses recursos é possível identificar padrões fraudulentos em seu comércio online, evitando que ataques desse tipo possam comprometer suas conversões durante e após a pandemia.

fraudes

2. Sistemas de gestão de vendas e recebimentos podem ajudar a eliminar as fraudes em seu negócio

Com o comércio digital cada dia mais movimentado, é importante que as empresas estejam preparadas para investir em recursos que ajudam a diminuir as fraudes, ampliando a segurança de todos. Ter um bom sistema de gestão de vendas e recebimentos como seu aliado é uma das dicas para evitar esse tipo de problema. 

Ao ter esse sistema automatizado e seguro à disposição, as empresas conseguem eliminar as fraudes por meio do controle rápido e em tempo real de todos os cancelamentos e chargebacks da operação. Além disso, há no mercado excelentes soluções capazes de  eliminar cerca de 99% dos erros e descontos indevidos em seus recebimentos das vendas com cartão.

3. Atente-se ao Phishing

O phishing é uma das principais fraudes eletrônicas que tem como foco captar dados pessoais, senhas e dados financeiros de terceiros, seja por e-mail, ataques ao servidor ou URLs falsas. Esses dados acabam sendo utilizados irregularmente, trazendo dores de cabeça para as marcas.

Para evitar fraudes desse tipo, as lojas virtuais precisam investir em ferramentas que ajudam a mapear a concorrência e também a verificar se há alguém utilizando de forma indevida o nome do seu estabelecimento ou até mesmo fazendo o desvio das suas vendas para outra localidade. 

4. Tokenização também é uma opção para ampliar a segurança durante a pandemia

Para fechar as dicas de cuidados essenciais para não cair em fraudes durante a crise vamos apresentar os benefícios de adotar a tokenização em seu negócio. Essa tecnologia inovadora permite que os e-commerces façam a identificação do consumidor por meio da verificação rápida via token, garantindo que o usuário que está realizando a compra é realmente o proprietário do cartão utilizado.

Você conferiu no artigo de hoje 4 cuidados para não cair em fraudes durante a pandemia. Para continuar por dentro do assunto, confira também em nosso blog o post que apresenta 9 dicas para você fugir da crise do coronavírus.

 

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