4 dicas para melhorar o controle de vendas na sua empresa

Você já parou para pensar se o controle de vendas da sua empresa é realmente eficaz? No dia a dia, a busca por aumentar as vendas e conquistar novos clientes nem sempre dá espaço para que o empreendedor analise de forma estratégica pontos que também são importantes para o progresso do negócio.

O controle de vendas, por exemplo, é uma das tarefas que precisam estar no topo das prioridades das empresas de todos os segmentos e portes. Isso porque esse trabalho impacta diretamente em decisões estratégicas da operação, como compras, marketing e relacionamento com os clientes.

Se você percebeu que precisa melhorar o controle de vendas da sua empresa, mas não sabe por onde começar, te convidamos para conferir na sequência deste artigo 4 dicas que irão te ajudar a ter uma gestão eficaz. 

1.  Mantenha os registros atualizados

Um problema que pode prejudicar e muito as empresas e que está ligado ao controle de vendas é a falta de registro das operações. Essa ainda é uma prática comum, principalmente nos pequenos negócios. Além do registro ser fundamental para fins fiscais, ela ajuda as companhias a terem um controle do fluxo de caixa.

Hoje, esses registros não precisam ser realizados de forma manual, que demanda tempo e aumenta as chances de erros, pois há no mercado boas plataformas digitais que foram criadas justamente para automatizar o controle de vendas da sua empresa.  

2. Realize um mapeamento das vendas

Outra ação que ajuda a aprimorar o controle de vendas da sua empresa é a realização de um mapa de vendas. Esse processo tem como objetivo identificar, em um período de tempo, o que a sua empresa vende, para quais clientes e qual foi a entrada no caixa. 

Esse mapeamento é bastante eficaz, pois ajuda os empreendedores a entenderem o perfil do cliente em diferentes épocas do ano, assim a gestão do estoque pode ser feita de acordo com os dados captados.  

3. Controle os seus recebimentos

Pode parecer estranho, mas não são todas as empresas que sabem exatamente o valor dos seus recebimentos. Isso acontece por conta de falhas no controle de vendas. Para mudar esse cenário é importante melhorar a gestão dos recebíveis. Já é possível encontrar no mercado plataformas digitais que auxiliam as empresas na conciliação de vendas por meio da captação dos dados das adquirentes, dando uma previsão real de quanto o seu negócio irá receber em determinados períodos.

4. Evite perdas financeiras com o controle de vendas

Outra dica importante para quem quer melhorar o controle de vendas na sua empresa tem a ver com a diminuição das perdas financeiras e fraudes que podem comprometer o progresso da operação.

Com o suporte de boas soluções para a gestão de vendas, a sua empresa conseguirá eliminar 99% dos erros e descontos indevidos em seus recebimentos das vendas realizadas com cartão de crédito ou débito. Além disso, as fraudes também são minimizadas consideravelmente, pois esses recursos digitais controlam de forma rápida todos os cancelamentos e chargebacks do seu negócio.

No artigo de hoje, apresentamos 4 dicas que irão te ajudar a melhorar o controle de vendas na sua empresa. Se você gostou e quer saber mais sobre as soluções digitais para gestão de vendas e recebimentos, clique aqui e conheça mais detalhes da nossa plataforma inovadora.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.