4 dicas para você escolher a maquininha de cartão adequada para seu negócio

Empreendedores de diferentes áreas sabem o quão importante é oferecer aos clientes formas de pagamento variadas. Além do dinheiro, preferência nacional, o pagamento via cartão de crédito ou débito também é essencial em operações de todos os portes. Por isso, uma decisão importante que os empresários devem tomar é a escolha da maquininha de cartão adequada para o seu negócio.

Como há muitas opções no mercado atualmente, é fundamental que o empreendedor saiba o que cada adquirente oferece, quais são as taxas aplicadas, se há aluguel do aparelho ou se é necessário adquirir a maquininha de cartão

Entender todos esses pontos e compará-los é essencial para que a decisão seja assertiva e o empreendedor não tenha dores de cabeça no futuro. Para te ajudar nesse processo, reunimos na sequência deste artigo 4 dicas para você escolher a maquininha de cartão ideal para a sua empresa.

1. Entenda as especificidades do seu mercado

Bom, vimos que o cartão de crédito e débito está entre as preferências dos brasileiros. No entanto, cada mercado tem suas especificidades que devem ser levadas em consideração no momento de escolher a maquininha de cartão.

No geral, as bandeiras Visa e Mastercard são as mais utilizadas no país. Mas, há nichos em que a realidade pode ser outra. Por exemplo, estabelecimentos do ramo alimentício costumam receber boa parte dos pagamentos via vale-restaurante, então, aceitar bandeiras como Sodexo, Ticket, Alelo, entre outras é a melhor opção.

2. Saiba qual forma de contratação é a mais viável para sua empresa

Como mencionado, há muitas opções de maquininha de cartão no mercado e cada uma delas possui suas próprias características e formas de contratação. Atualmente, duas modalidades são as mais comuns, que é a contratação via pagamento de mensalidades ou com a compra do aparelho.

maquininha de cartão

A escolha do melhor formato dependerá de como a empresa gerencia seus processos. Para muitos empreendedores, a melhor decisão é comprar a maquininha de cartão e se livrar das mensalidades. Mas, também há quem prefira pagar taxas mensais menores e não ter que adquirir aparelhos de várias operadoras.

3. Verifique a tecnologia utilizada pela maquininha de cartão

Outro ponto que o empreendedor deve se atentar no momento de escolher a maquininha de cartão ideal para o seu negócio tem a ver com a tecnologia utilizada. Hoje, há no mercado aparelhos que funcionam via conexão móvel com a internet, como Wifi, 3G ou 4G. 

Para esse tipo de maquininha de cartão funcionar bem em seu comércio ou durante a locomoção dos vendedores e entregadores, é fundamental ter uma conexão móvel de qualidade.

Existem também os aparelhos que funcionam com o leitor de cartões acoplado a um smartphone. Para esse tipo de tecnologia, o empreendedor precisará ter o aplicativo que realiza as transações e encaminha os dados da compra para o e-mail do cliente ou via SMS. É válido lembrar que para esse tipo de maquininha de cartão é fundamental ter um celular compatível com a integração.

4. Compare as taxas cobradas pelas adquirentes

Por fim, uma dica importante que você deve seguir para encontrar a maquininha de cartão ideal para o seu negócio tem a ver com as taxas cobradas pelas adquirentes. Os valores descontados nos pagamentos via débito e crédito podem variar bastante de operadora para operadora.

Para não ter impactos financeiros na sua empresa, é interessante entrar no site das adquirentes e pesquisar as taxas estipuladas em cada plano. Em caso de dúvidas, o empreendedor pode contatar diretamente as empresas, garantindo que a decisão será assertiva.

Apresentamos no artigo de hoje 4 dicas para você escolher a maquininha de cartão adequada para o seu negócio. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o tema e veja também em nosso blog o post que ensina a selecionar um bom sistema de conciliação de cartão de crédito.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.