4 dicas para você escolher a maquininha de cartão adequada para seu negócio

Empreendedores de diferentes áreas sabem o quão importante é oferecer aos clientes formas de pagamento variadas. Além do dinheiro, preferência nacional, o pagamento via cartão de crédito ou débito também é essencial em operações de todos os portes. Por isso, uma decisão importante que os empresários devem tomar é a escolha da maquininha de cartão adequada para o seu negócio.

Como há muitas opções no mercado atualmente, é fundamental que o empreendedor saiba o que cada adquirente oferece, quais são as taxas aplicadas, se há aluguel do aparelho ou se é necessário adquirir a maquininha de cartão

Entender todos esses pontos e compará-los é essencial para que a decisão seja assertiva e o empreendedor não tenha dores de cabeça no futuro. Para te ajudar nesse processo, reunimos na sequência deste artigo 4 dicas para você escolher a maquininha de cartão ideal para a sua empresa.

1. Entenda as especificidades do seu mercado

Bom, vimos que o cartão de crédito e débito está entre as preferências dos brasileiros. No entanto, cada mercado tem suas especificidades que devem ser levadas em consideração no momento de escolher a maquininha de cartão.

No geral, as bandeiras Visa e Mastercard são as mais utilizadas no país. Mas, há nichos em que a realidade pode ser outra. Por exemplo, estabelecimentos do ramo alimentício costumam receber boa parte dos pagamentos via vale-restaurante, então, aceitar bandeiras como Sodexo, Ticket, Alelo, entre outras é a melhor opção.

2. Saiba qual forma de contratação é a mais viável para sua empresa

Como mencionado, há muitas opções de maquininha de cartão no mercado e cada uma delas possui suas próprias características e formas de contratação. Atualmente, duas modalidades são as mais comuns, que é a contratação via pagamento de mensalidades ou com a compra do aparelho.

A escolha do melhor formato dependerá de como a empresa gerencia seus processos. Para muitos empreendedores, a melhor decisão é comprar a maquininha de cartão e se livrar das mensalidades. Mas, também há quem prefira pagar taxas mensais menores e não ter que adquirir aparelhos de várias operadoras.

3. Verifique a tecnologia utilizada pela maquininha de cartão

Outro ponto que o empreendedor deve se atentar no momento de escolher a maquininha de cartão ideal para o seu negócio tem a ver com a tecnologia utilizada. Hoje, há no mercado aparelhos que funcionam via conexão móvel com a internet, como Wifi, 3G ou 4G. 

Para esse tipo de maquininha de cartão funcionar bem em seu comércio ou durante a locomoção dos vendedores e entregadores, é fundamental ter uma conexão móvel de qualidade.

Existem também os aparelhos que funcionam com o leitor de cartões acoplado a um smartphone. Para esse tipo de tecnologia, o empreendedor precisará ter o aplicativo que realiza as transações e encaminha os dados da compra para o e-mail do cliente ou via SMS. É válido lembrar que para esse tipo de maquininha de cartão é fundamental ter um celular compatível com a integração.

4. Compare as taxas cobradas pelas adquirentes

Por fim, uma dica importante que você deve seguir para encontrar a maquininha de cartão ideal para o seu negócio tem a ver com as taxas cobradas pelas adquirentes. Os valores descontados nos pagamentos via débito e crédito podem variar bastante de operadora para operadora.

Para não ter impactos financeiros na sua empresa, é interessante entrar no site das adquirentes e pesquisar as taxas estipuladas em cada plano. Em caso de dúvidas, o empreendedor pode contatar diretamente as empresas, garantindo que a decisão será assertiva.

Apresentamos no artigo de hoje 4 dicas para você escolher a maquininha de cartão adequada para o seu negócio. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o tema e veja também em nosso blog o post que ensina a selecionar um bom sistema de conciliação de cartão de crédito.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.