4 ideias para fazer o controle financeiro de sua empresa

Você já parou para pensar se o controle financeiro da sua empresa está sendo realizado de forma estratégica? Muitas vezes, os empreendedores não dão a essa área a atenção que ela precisa. Mas, é importante ressaltar neste início que a saúde financeira de qualquer companhia é fundamental para que ela cresça e alcance bons resultados.

Além disso, negócios sem um controle financeiro correm um grande risco de sofrerem durante períodos de instabilidade econômica como o atual. Isso acontece porque os clientes tendem a reduzir o consumo de uma forma geral e as companhias que não estiverem preparadas financeiramente para isso podem ter grandes problemas.

Para que o seu negócio siga bem e com potencial para aproveitar todas as oportunidades, listamos a seguir 4 ideias para fazer o controle financeiro da sua empresa de forma eficaz e estruturada. Não perca!

1. Faça um planejamento considerando diferentes cenários

Uma das formas mais estratégicas de fazer o controle financeiro do seu negócio é montando um planejamento que contemple diferentes cenários. Ter um plano de ação formulado para situações ruins é essencial para que medidas de “emergência” sejam tomadas antes que a companhia sofra com os impactos da crise.

Do mesmo jeito que ter um plano financeiro voltado para situações promissoras ajudará a sua companhia a aproveitar as oportunidades de uma forma mais rápida, se destacando da concorrência. Nem sempre as previsões dão certo, por isso, antecipar diferentes cenários financeiros é importante para empresas de todos os segmentos e portes.

controle financeiro

2. Acompanhe as movimentações

O controle financeiro só dará certo se o empreendedor ou sua equipe financeira acompanhar as movimentações quase que em tempo real. Deixar para analisar essas informações uma vez ao mês, por exemplo, é uma decisão perigosa, pois a companhia poderá perder dados, deixar passar inconsistências e até mesmo nem perceber possíveis fraudes. Por isso, o monitoramento desse setor é algo essencial.

3. Controle financeiro deve contemplar o corte de despesas desnecessárias

Durante a análise das movimentações, o empreendedor poderá perceber que alguns custos podem deixar de fazer parte do seu controle financeiro, pois são considerados supérfluos. Essa percepção só é possível quando o empresário conhece sua operação e todas as entradas e saídas de recursos. Além de economizar dinheiro, a companhia conseguirá dar passos importantes rumo a uma gestão mais sustentável.

4. Tenha um software contábil como seu aliado

Uma ideia que não pode faltar para as empresas que precisam melhorar o controle financeiro é a adoção de um software contábil. Por meio das melhores plataformas do mercado, é possível automatizar uma série de processos financeiros, ajudando a empresa a:

  • Eliminar parte dos seus custos operacionais, pois o trabalho passará a ser realizado de forma mais eficiente, sobrando mais tempo para uma real análise dos números;
  • Prever os seus recebimentos, melhorando a gestão dos recebíveis através de dados atualizados das adquirentes;
  • Acessar informações contábeis com segurança e integridade garantidas;
  • Controlar as divergências de todas as taxas cobradas, aluguéis de maquininhas, antecipações e outros débitos, evitando surpresas desagradáveis no futuro;
  • Acabar com as fraudes e as perdas financeiras;
  • Otimizar a operação com a redução dos custos, aumento da produtividade e  eficiência que somente uma gestão automatizada é capaz de oferecer para as companhias.

Você conferiu no artigo de hoje 4 ideias para fazer o controle financeiro da sua empresa de maneira eficaz e assertiva. Aproveite e veja também em nosso blog o post que explica porque a conciliação de taxas para baixa automática é importante.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.