4 investimentos necessários para ter sucesso em 2019

 

A tecnologia tem transformado a cada dia mais a maneira como as pessoas consomem. Para começar, praticamente não tem mais ninguém que faça uma compra sem antes dar uma pesquisada no Google. E isso são dados do próprio blog da Google, no conteúdo “Sem arrependimentos: por que os consumidores fazem tantas buscas antes de comprar?”. Depois de ler esse conteúdo aqui, dá uma passada lá que vale bastante a pena.

Esse movimento de conectividade é proporcionado principalmente pelas tecnologias mobile (smartphones, aplicativos, websites) que permitem às pessoas ficarem online por muito mais tempo.

Hoje em dia, se você tiver uma dúvida de onde almoçar, ou tomar um café, basta perguntar ao seu assistente pessoal no seu celular que o aplicativo de apresenta opções ao seu redor, com recomendações de acordo com o seu perfil.

E o que essa mudança tem a ver com o varejo? Simples: se você não estiver conectado com seus clientes, você não existe para eles.

Antigamente, praticidade no varejo era sinônimo de proximidade do seu comércio dos seus clientes. Hoje, praticidade significa entregar ao cliente o que ele precisa na hora que precisa. Mesmo que para isso esse cliente precise comprar de uma loja do outro lado cidade — o que não é um problema, já que há serviços de entrega que fazem esse deslocamento por ele.

Portanto é preciso investir em tecnologia. A única dúvida que sobre: em qual tecnologia investir?

Para ajudar a responder essa pergunta, separamos aqui quatro investimentos tecnológicos que você pode fazer que vão lhe ajudar a se conectar melhor com seus clientes (e ter melhores resultados):

Sistema de gestão off-line

Quem gosta de esperar 15 minutos em uma fila para finalizar uma compra? Ninguém, não é mesmo?! Se pudéssemos esperar menos de 1 minuto, seria o mundo ideal tanto para o varejista quanto para o cliente.

Atendimentos rápidos, ágeis e eficazes são a melhor forma de proporcionar uma boa experiência para seus clientes e ainda ampliar a capacidade de venda do seu comércio. Afinal, quanto mais rápido for seu atendimento, mais clientes passarão por aí.

Para atingir essa eficiência, é preciso que você esteja equipado com tecnologias dentro da sua loja. Investir em frente de caixa, sistemas de processamento de vendas, integrações de caixa com estoque e principalmente em sistemas inteligentes de reposição.

Essas integrações entre gôndola, frente de caixa e estoque permite que você saiba, através do check-out, quantos produtos foram retirados da prateleira e poderá repor esses produtos quando estiverem quase acabando. E em contrapartida, ainda pode fazer uma estratégia de estoque baseada na demanda de produtos por dia da semana.

Integração de dados

Se estamos falando de agilidade e eficiência, estamos falando de gerenciar todas as informações em um único lugar. Ficar acessando vários sistemas, coletando dados de um para inserir no outro não só é perda de tempo como aumenta o risco de deixar passar alguma informação importante.

A primeira integração que você precisa ter é do seu sistema de gestão (ERP) com suas tecnologias instaladas dentro do comércio. Todas as informações que acontecerem ao longo de um dia de trabalho precisam chegar automaticamente para o seu ERP.

A segunda integração necessária é a de recebíveis. É sabido que no varejo uma venda não é sinônimo de dinheiro em caixa. Dependendo das bandeiras de cartão que você aceita e das adquirentes que você usa, pode demorar uma ou duas semanas para receber o dinheiro da venda.

Portanto se há uma diferença de prazos, taxas e condições para cada meio de pagamento que você usa, ter acesso a todas essas informações com clareza deve ser uma prioridade para seu negócio.

Investir em um sistema de conciliação de cartões é fundamental para que você tome decisões corretas e garanta que seu negócio seja lucrativo.

Big Data

Big Data é uma tecnologia importantíssima para o varejo e infelizmente é pouco aplicada. Isso ocorre porque para que essa tecnologia funcione, é necessário que haja sistemas de coletas de dados já instalados.

Essa tecnologia praticamente junta todos os dados que você possui sobre o seu negócio, realiza análises comparativas, encontra padrões e emite relatórios sobre essas análises. O objetivo é te ajudar a tomar decisões baseadas em dados e dar maior visibilidade sobre seu próprio negócio.

Se você quiser ter um comércio mais rentável, lucrativo e com menos desperdícios, Big Data é um investimento necessário a se fazer agora no começo do ano.

Mobile

Existem diversas modalidades de tecnologias mobile: vão desde um site amigável para telas de celular até sistema de identificação de movimento na sua loja, através dos celulares dos seus clientes.

Quanto mais informação e dados você conseguir coletar, melhor para tomar decisões e prestar um bom atendimento. Contudo, comecemos pelo fundamental: presença online.

Já entendemos que o novo hábito de consumo leva as pessoas a pesquisarem na internet antes de irem às compras. Portanto é lá que você deve estar. Os investimentos necessários são:

  • Um website que seja resposivo, ou seja, que seus clientes possam navegar pelo celular
  • Um e-commerce, com opção de compra ou de consulta de estoque online
  • Redes sociais ativas para fazer anúncios de promoções e tirar dúvidas dos seus clientes.

Com esses três investimentos, já estará muito mais conectado com seus clientes e pronto para prestar o melhor atendimento possível.

Foi-se o tempo em que investir em tecnologia era um diferencial para seu negócio. E também se foi o tempo em que investir em tecnologia era algo caro. Hoje, o caro é não investir em tecnologia.

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