4 pontos para levar em conta no momento da contratação de uma conciliação contábil

Existem atividades que são consideradas essenciais para o progresso de todas as empresas. A conciliação contábil faz parte dessas importantes tarefas e deve estar presente na rotina dos negócios de todos os portes e segmentos. 

Hoje, as empresas têm a vantagem de poder contar com softwares especializados na conciliação contábil. Assim, esse processo passa a ser realizado de forma automatizada, evitando que a companhia tenha problemas de segurança nos dados financeiros, além de otimizar importantes tarefas relacionados a esse setor.

Para não errar na escolha do parceiro para o seu negócio, é preciso saber o que levar em conta no momento da contratação de uma conciliação contábil. Se você está nessa fase de pesquisa, confira a seguir 4 pontos essenciais para que a sua decisão seja assertiva.

1. Experiência da empresa

O primeiro ponto que você deve observar no processo de contratação de uma conciliação contábil é a experiência da empresa. Antes de fechar uma parceria é fundamental que você conheça a atuação da companhia, os serviços e produtos que ela oferece, seu posicionamento no mercado e, se possível, o que os clientes falam desse sistema.

Pode até levar um tempo, mas essa análise detalhada da empresa é importante para que o contratante tenha informações relevantes sobre o seu futuro parceiro, minimizando as chances de problemas posteriormente. 

2. Segurança na conciliação contábil

Como mencionado no início, a conciliação contábil é uma atividade muito importante para todas as empresas, pois está diretamente relacionada com a saúde financeira do negócio e seu progresso. Por isso, uma das coisas que é preciso analisar antes da contratação é a segurança oferecida pelo sistema.

Os melhores softwares para conciliação contábil contam com a segurança e integridade das informações trabalhadas, reduzindo os riscos operacionais e perdas financeiras por meio de funcionalidades automatizadas do sistema .

Além disso, plataformas completas permitem que o empreendedor faça o controle dos acessos e do perfil dos usuários que utilizam o sistema, oferecendo também os certificados SSL para a conciliação contábil.

3. Recursos que otimizam o trabalho dos colaboradores

Para não ter problemas após a contratação da conciliação contábil, é importante que o software ofereça recursos de qualidade que ajudam a otimizar o trabalho dos colaboradores. 

Abaixo, listamos algumas das funcionalidades essenciais para a sua equipe atuar em alto nível com o sistema de conciliação:

  • Possibilidade de comparar dados de uma ou mais fontes de informação, encontrando  possíveis inconsistências com as análises feitas no sistema de conciliação.
  • Visualização das informações financeiras a qualquer momento em ambiente online e seguro, com dados criptografados.
  • Conciliação contábil do faturamento, estoques, impostos, extratos bancários, fornecedores e qualquer outra base de dados necessária para a sua equipe.
  • Importação e exportação de arquivos da ferramenta em múltiplos formatos, como TXT, CSV, XML, HTML e XLS.

4. Facilidades para a gestão financeira da empresa

Vamos concluir os pontos mais importantes para avaliar no momento da contratação de uma conciliação contábil mostrando o que as melhores ferramentas devem oferecer aos gestores da operação. 

Por meio de softwares especializados, é possível realizar o controle de todas as informações do negócio através de relatórios de aprovação com detalhes da conciliação financeira e assinatura digital dos responsáveis. O acesso para consulta das informações pela auditoria interna e externa é restrito e liberado pelos gestores.

Além disso, bons sistemas também permitem a gestão otimizada da empresa através de relatórios detalhados e evolutivos, que apoiam à administração para o maior controle financeiro da conciliação contábil.

Depois dessas dicas, você já está pronto para escolher o sistema de conciliação contábil para a sua empresa? Para conhecer uma plataforma completa e segura, clique aqui e confira todos os recursos que o Concil Recon disponibiliza para os seus clientes.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.