5 dicas para limpar suas maquininhas de cartão

A pandemia do novo coronavírus ampliou consideravelmente os cuidados com a higiene. O vírus, ainda pouco conhecido, se dissemina de forma rápida e toda a atenção é fundamental para evitar a contaminação em situações simples do dia a dia, por exemplo, ao pagar uma compra no supermercado.

Isso porque o vírus pode ficar alojado em objetos, como nas maquininhas de cartão. Se o cliente tocar em um dispositivo contaminado e, na sequência, levar as mãos ao rosto, as chances dele ser atingido pela Covid-19 são grandes. Por isso, a preocupação com a higiene deve partir dos consumidores e da empresa.

Disponibilizar itens como álcool em gel para os colaboradores, utilizar máscara e manter uma distância de ao menos 2 metros são medidas que os empreendedores devem implementar com urgência. Além disso, limpar as maquininhas de cartão constantemente e de forma correta também é essencial.

Para ajudar a ampliar a segurança de todos que frequentam o seu negócio, confira a seguir 5 dicas para limpar suas maquininhas de cartão sem danificar o equipamento.

1. Utilize álcool 70%

A preocupação com o novo coronavírus é grande e medidas de prevenção são fundamentais para evitar que a pandemia fique ainda maior. Limpar as maquininhas de cartão é um procedimento muito importante nos estabelecimentos e nas vendas via delivery, pois o vírus pode ficar alojado por um tempo em objetos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool 70%, em gel ou líquido, é um dos produtos indicados para eliminar o vírus. Um álcool com porcentagem inferior pode não ser suficiente para uma proteção completa, já quando a porcentagem é maior que a indicada o álcool costuma evaporar muito rápido sem cumprir a higienização adequada. Por isso, é importante se atentar ao adquirir o produto correto para limpar as suas maquininhas de cartão.

maquininhas de cartão

2. Aplique o álcool com segurança nas maquininhas de cartão

Outro ponto importante tem a ver com a forma de aplicação do álcool nas maquininhas de cartão. O ideal é que o empreendedor utilize um pano de microfibra ou um pedaço de algodão umidificado com o álcool 70%. Para não causar danos ao equipamento, é importante evitar aplicar o produto diretamente nas maquininhas.

3. Lembre-se de desligar os equipamentos para fazer a higienização

Mais uma dica essencial para a limpeza das maquininhas de cartão é também um alerta de segurança para quem vai fazer a higienização. Antes de iniciar a limpeza dos aparelhos, é preciso desligá-los. Caso seja possível, é recomendado tirar a bateria para limpá-la também. Algumas maquininhas mais modernas não permitem realizar a retirada da bateria, certifique-se que o seu equipamento possibilita ou não esse tipo de limpeza.

4. Faça a limpeza dos cabos

Os botões são os pontos de maior atenção quando se fala na limpeza das maquininhas de cartão. Entretanto, vale ressaltar que as telas, laterais e até os cabos devem ser limpos com frequência. Mesmo que os fios do seu equipamento estejam fora do alcance dos clientes, é importante limpá-los com um pano umedecido com álcool, afinal os colaboradores podem ter acesso a esses conectores diariamente. 

5. Repita a higienização várias vezes ao dia

Por fim, mais uma dica para limpar suas maquininhas de cartão está relacionada com a frequência que esse procedimento é feito. Negócios com muita circulação de clientes, como supermercados e farmácias, devem higienizar o equipamento se possível a cada atendimento. Por mais que essa tarefa demande tempo, ela é essencial para o controle do novo coronavírus.

Reunimos no artigo de hoje 5 dicas práticas de como limpar suas maquininhas de cartão. Aproveite e veja também em nosso blog o post que aborda a importância de higienizar o cartão de crédito e celular durante a pandemia.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.