5 passos para organizar e controlar a gestão financeira da sua empresa

A gestão financeira deve ser encarada como uma das tarefas mais importantes para quem está à frente de um empreendimento. É através desse conjunto de ações e ferramentas que a empresa consegue prosperar e garantir seu sucesso!

E mesmo sendo algo tão importante, a gestão financeira é uma das áreas que mais geram dúvidas para ser executada, principalmente por empreendedores iniciantes com poucos recursos e muitas responsabilidades.

Por isso, melhorar a gestão financeira do seu empreendimento deve ser um dos objetivos principais de qualquer empreendedor. Por isso, vamos apresentar 8 passos que podem ser dados para controlar a gestão financeira do seu empreendimento. Observe a seguir!

1 – Revise seu planejamento para uma gestão financeira eficiente

Caso você já tenha um planejamento estratégico financeiro da sua empresa é importante que ele seja revisitado e revisado frequentemente. Caso não tenha, recomendamos que ele seja feito, sua empresa precisa ter clareza de seus objetivos.

É importante revisar o planejamento com frequência para reavaliar a viabilidade das metas estabelecidas e ainda, observar se elas estão adequadas às necessidades atuais do mercado.

Um planejamento estratégico que beneficia e anda lado a lado com uma gestão financeira saudável não pode ser estático, deve ser aberto a adaptações e melhorias constantes.

2 – Faça análises com frequência

Analisar constantemente as condições financeiras do seu negócio deve ser uma prática rotineira para garantir a sustentabilidade econômica do seu empreendimento.

Uma boa dica é manter equacionada a conta que relaciona o faturamento e gastos, listando custos operacionais, processos e tributações, dentre outros indicadores essenciais para uma análise financeira bem feita.

3 – Faça bom uso das ferramentas tecnológicas disponíveis

Hoje em dia, temos à disposição diversas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar na tarefa de tornar a gestão financeira mais ágil e de fácil execução no dia-a-dia.

Existem ferramentas que podem auxiliar no controle de caixa, entradas e saídas, pagamentos, contratos e gestão de assinaturas, dentre outras informações que podem ser estratégicas para a execução da gestão financeira da sua empresa.

GESTÃO FINANCEIRA

4 – Separe parte dos lucros para investimentos

Garantir a saúde financeira do seu empreendimento a longo prazo deve ser um dos objetivos da gestão financeira de sucesso. Para isso, uma boa opção é reservar parte dos lucros para investir no seu negócio.

Investimentos como treinamentos, equipamentos e novos produtos são bons caminhos para se investir, e criar a cultura de investimentos na sua empresa.

Além disso, é importante garantir que seu empreendimento tenha capital de giro para se caso for necessário, não precisar recorrer a empréstimos bancários para operações simples.

5 – Faça adequações na entrada e saída dos recursos

Já demos essa dica, mas vale reforçar ser imprescindível manter equacionados os principais indicativos financeiros do seu empreendimento, e apesar de parecer simples, esse é um passo muito importante para uma boa gestão financeira.

Muitas empresas acabam se perdendo exatamente por não conseguir equacionar sua situação financeira.

Manter registros atualizados, conciliando datas de entrada e saída de capital do seu empreendimento é muito importante para manter o controle financeiro. O pagamento dos seus fornecedores deve acontecer após o recebimento do dinheiro por parte dos clientes, por exemplo.

Portanto, como vimos fazer a gestão financeira é muito importante para uma empresa, e para ela ser feita de forma adequada, é imprescindível executá-la com muita atenção e utilizando as melhores ferramentas.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre como fazer a gestão financeira da sua empresa baixando o nosso material exclusivo!

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.