6 dicas para melhorar o gerenciamento de vendas

“Quem não mede não gere”. Em qualquer departamento, possuir indicadores e fazer medições e análises é importante. Em vendas é fundamental.
Tweet: “quem não mede não gere”. Em qualquer departamento, possuir indicadores e fazer medições e análises é importante. Em vendas é fundamental.

Você, empreendedor, já parou para pensar se o seu gerenciamento de vendas é realmente eficaz? Mesmo com a correria do dia a dia, é fundamental que as empresas olhem para essa atividade como algo estratégico e importantíssimo para o progresso do negócio.

Sem um gerenciamento de vendas eficaz, é difícil medir o desempenho das ações trabalhadas, encontrar novas oportunidades e até mesmo controlar possíveis falhas e fraudes. Diante de tamanha responsabilidade, os gestores podem e devem buscar formas seguras para otimizar o gerenciamento de vendas.

Hoje, já há no mercado sistemas e soluções que auxiliam nesse processo. Para te ajudar a encontrar os melhores caminhos para o gerenciamento de vendas, reunimos na sequência deste artigo 6 dicas imperdíveis. 

1. Escolha um bom CRM e ERP para sua empresa

A primeira dica que vamos apresentar está relacionada com o controle de clientes em todas as fases da interação, do prospect ao pós-venda. Para que o gerenciamento de vendas seja realmente efetivo não dá para contar apenas com controles manuais feitos pelos próprios colaboradores, é fundamental ter um bom CRM e ERP como aliados da sua empresa.

Para escolher as melhores soluções é preciso estudar o atual cenário do seu negócio, as especificidades e necessidades do seu segmento, a verba disponível para o investimento, entre outros pontos.

Mas, vale enfatizar que sistemas de qualidade e que contribuem para o gerenciamento de vendas costumam disponibilizar versões teste do produto, uma ótima opção para você avaliar e testar todas as funções apresentadas. Assim, a decisão pelo melhor CRM e ERP será mais fácil e assertiva.

2. Padronize os seus indicadores de gerenciamento de vendas

Definir e padronizar os indicadores no gerenciamento de vendas é fundamental. Mas, dependendo da versão dos sistemas escolhidos, pode ser que a customização de algumas funcionalidades não esteja disponível. Se isso acontecer, não deixe de trabalhar com os indicadores que são relevantes para o seu negócio. Será através desses índices que a sua companhia terá uma visão mais clara e ampla do melhores caminhos a percorrer diariamente.

gerenciamento de vendas

3. Tenha um forte controle do pós-venda

Um ponto falho de muitas empresas em relação ao gerenciamento de vendas é deixar de olhar para o cliente no pós-venda. Segundo Kotler, um dos maiores especialistas de marketing do mundo, conquistar novos compradores custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os antigos, sendo assim, mantenha o nível de qualidade e dedicação em todas as fases de relacionamento com o cliente. 

No pós-venda, a relação pode ser ainda mais próxima, pois o consumidor já conhece o seu negócio e você já possui informações suficientes para projetar um atendimento personalizado. 

4. Comunicação interna é vital, afinal todos são vendedores

Engana-se quem pensa que o gerenciamento de vendas tem a ver somente com a área comercial. Dentro de uma empresa, todos são considerados vendedores. Por isso, é importante que a equipe esteja alinhada com os objetivos da marca. Certifique-se que todos sabem para qual lado remar. O simples é melhor. Tenha uma comunicação direta, uma política de portas abertas e alimente feedbacks. 

5. A conciliação é fundamental

Se você vende com cartão de crédito ou débito, saber controlar cancelamentos e verificar se está recebendo corretamente da adquirente e no prazo certo é fundamental para o sucesso do gerenciamento de vendas. Com cada vez mais as vendas sendo processadas via cartão, é preciso ter uma gestão de recebíveis assertiva e um bom controle de fluxo de caixa, caso contrário, você pode estar perdendo dinheiro sem nem perceber. O prejuízo será notado no fim do mês quando as contas não fecharem.

6. Aplique, analise e atualize!

Não há uma receita de bolo que funcione de forma padrão para o gerenciamento de vendas das empresas. É preciso testar indicadores e analisar todos os resultados para que seja possível mudar a tempo caso eles não apresentem um desempenho satisfatório.É importante ressaltar que essa atividade não é válida apenas para grandes empresas e nem precisa significar custos elevados, afinal esse trabalho está diretamente relacionado com a saúde financeira do negócio.

No artigo de hoje, reunimos 6 dicas para melhorar o gerenciamento de vendas da sua empresa. Se você gostou e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, confira também em nosso blog o post que apresenta 17 ferramentas para organizar a gestão de vendas do seu negócio.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.