6 dicas para melhorar o gerenciamento de vendas

“Quem não mede não gere”. Em qualquer departamento, possuir indicadores e fazer medições e análises é importante. Em vendas é fundamental.
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Você, empreendedor, já parou para pensar se o seu gerenciamento de vendas é realmente eficaz? Mesmo com a correria do dia a dia, é fundamental que as empresas olhem para essa atividade como algo estratégico e importantíssimo para o progresso do negócio.

Sem um gerenciamento de vendas eficaz, é difícil medir o desempenho das ações trabalhadas, encontrar novas oportunidades e até mesmo controlar possíveis falhas e fraudes. Diante de tamanha responsabilidade, os gestores podem e devem buscar formas seguras para otimizar o gerenciamento de vendas.

Hoje, já há no mercado sistemas e soluções que auxiliam nesse processo. Para te ajudar a encontrar os melhores caminhos para o gerenciamento de vendas, reunimos na sequência deste artigo 6 dicas imperdíveis. 

1. Escolha um bom CRM e ERP para sua empresa

A primeira dica que vamos apresentar está relacionada com o controle de clientes em todas as fases da interação, do prospect ao pós-venda. Para que o gerenciamento de vendas seja realmente efetivo não dá para contar apenas com controles manuais feitos pelos próprios colaboradores, é fundamental ter um bom CRM e ERP como aliados da sua empresa.

Para escolher as melhores soluções é preciso estudar o atual cenário do seu negócio, as especificidades e necessidades do seu segmento, a verba disponível para o investimento, entre outros pontos.

Mas, vale enfatizar que sistemas de qualidade e que contribuem para o gerenciamento de vendas costumam disponibilizar versões teste do produto, uma ótima opção para você avaliar e testar todas as funções apresentadas. Assim, a decisão pelo melhor CRM e ERP será mais fácil e assertiva.

2. Padronize os seus indicadores de gerenciamento de vendas

Definir e padronizar os indicadores no gerenciamento de vendas é fundamental. Mas, dependendo da versão dos sistemas escolhidos, pode ser que a customização de algumas funcionalidades não esteja disponível. Se isso acontecer, não deixe de trabalhar com os indicadores que são relevantes para o seu negócio. Será através desses índices que a sua companhia terá uma visão mais clara e ampla do melhores caminhos a percorrer diariamente.

3. Tenha um forte controle do pós-venda

Um ponto falho de muitas empresas em relação ao gerenciamento de vendas é deixar de olhar para o cliente no pós-venda. Segundo Kotler, um dos maiores especialistas de marketing do mundo, conquistar novos compradores custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os antigos, sendo assim, mantenha o nível de qualidade e dedicação em todas as fases de relacionamento com o cliente. 

No pós-venda, a relação pode ser ainda mais próxima, pois o consumidor já conhece o seu negócio e você já possui informações suficientes para projetar um atendimento personalizado. 

4. Comunicação interna é vital, afinal todos são vendedores

Engana-se quem pensa que o gerenciamento de vendas tem a ver somente com a área comercial. Dentro de uma empresa, todos são considerados vendedores. Por isso, é importante que a equipe esteja alinhada com os objetivos da marca. Certifique-se que todos sabem para qual lado remar. O simples é melhor. Tenha uma comunicação direta, uma política de portas abertas e alimente feedbacks. 

5. A conciliação é fundamental

Se você vende com cartão de crédito ou débito, saber controlar cancelamentos e verificar se está recebendo corretamente da adquirente e no prazo certo é fundamental para o sucesso do gerenciamento de vendas. Com cada vez mais as vendas sendo processadas via cartão, é preciso ter uma gestão de recebíveis assertiva e um bom controle de fluxo de caixa, caso contrário, você pode estar perdendo dinheiro sem nem perceber. O prejuízo será notado no fim do mês quando as contas não fecharem.

6. Aplique, analise e atualize!

Não há uma receita de bolo que funcione de forma padrão para o gerenciamento de vendas das empresas. É preciso testar indicadores e analisar todos os resultados para que seja possível mudar a tempo caso eles não apresentem um desempenho satisfatório. É importante ressaltar que essa atividade não é válida apenas para grandes empresas e nem precisa significar custos elevados, afinal esse trabalho está diretamente relacionado com a saúde financeira do negócio.

No artigo de hoje, reunimos 6 dicas para melhorar o gerenciamento de vendas da sua empresa. Se você gostou e quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, confira também em nosso blog o post que apresenta 17 ferramentas para organizar a gestão de vendas do seu negócio.

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