Como controlar as vendas do seu negócio de forma eficiente

 

As vendas são um dos pilares fundamentais de qualquer companhia. Sem um departamento comercial que funcione, é impossível que um negócio prospere. Exatamente por isso, um aspecto fundamental, no trabalho de qualquer gestor comercial, é ter um bom controle de vendas sob seu comando.

Em relação a isso, há diferentes formas de realizar um bom seguimento das vendas. Hoje, vamos falar de alguns. Siga com a leitura!

 

Iniciativas para controlar as vendas

Toda empresa tem, à sua disposição, formas diferentes e soluções de todos os tipos, que são usadas para executar processos relacionados às vendas.

Algumas delas são:

Plano de vendas: é um documento no qual o planejamento anual de vendas é estabelecido e os procedimentos para obter essas vendas são estabelecidos. O plano de vendas é geralmente feito em conjunto com a área de marketing e as diretrizes que serão seguidas para cumpri-lo são implementadas.

Por exemplo, as promoções a realizar e o período de duração, os descontos que podem ser oferecidos em determinados produtos para incentivar as vendas, etc.

Objetivos e cota conversões de vendas: os objetivos em vendas de uma companhia devem estar refletidos por escrito em um documento, assim como as cotas de vendas de cada agente. Assim, o que se consegue é fazer com que os vendedores concentrem seus esforços no cumprimento dos objetivos, dessa forma fica mais fácil atingir as vendas planejadas.

Estrutura das vendas: outra forma de trabalhar que contribui para o controle de vendas é ter uma estrutura definida, no que se refere aos recursos humanos, como quantidade de vendedores, quem é responsável por cada tarefa, quais são os incentivos, etc.

Controle de pedidos: a empresa tem que realizar um controle detalhado sobre todos os pedidos feitos para garantir o stock e evitar interferências que sejam capazes de prejudicar tanto a eficiência do processo em si como o cliente, na ponta final.

Vantagens de ter um sistema de controle de vendas

Ter uma ferramenta que permita um gerenciamento integrado de todos os elementos, ou pelo menos das partes fundamentais, como a conciliação de cartões, é fundamental para ter mais conhecimento sobre a saúde financeira de uma companhia e melhorar as vendas da mesma.

Os sistemas de controle de vendas afetam a eficácia dos vendedores, pois a capacidade de acompanhar melhor os processos facilita o trabalho e permite que eles vendam, além de mais, melhor.

Com o trabalho padronizado, estruturado e com base em ferramentas de controle, você pode oeprar sempre da mesma forma e acompanhar todas as vendas em uma mesma plataforma.

Até mesmo com a possibilidade de gerar relatórios, esses sistemas têm uma funcionalidade muito particular, que é a possibilidade de coletar as principais informações do estado das finanças corporativas, a fim de melhorar diante de futuras visitas ou novas oportunidades de vendas.

Entendeu como você pode otimizar a gestão das vendas da sua companhia? Para saber mais sobre gestão, conciliação e outros assuntos relacionados às finanças, não deixe de subscrever-se em nossa newsletter!

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.