Como escolher a opção de empréstimo ideal para fazer meu negócio crescer

Você já deve ter reparado que existem vários tipos de empréstimo, alguns até com nomes diferentes e complicados, e também já deve ter ficado curioso para entender quais são suas principais diferenças e para quais casos são indicados.

Contratar um empréstimo é uma ótima opção para casos de emergências financeiras ou, até mesmo, no momento de realizar sonhos, como a expansão do negócio.

Mas antes de contratar esse serviço, é importante escolher bem o tipo de empréstimo que você vai assumir. Por isso, a seguir, vamos ver algumas informações sobre os tipos mais comuns desse recurso.

Quais são os tipos de empréstimo existentes?

Todo empréstimo é uma transação econômica na qual uma quantidade de dinheiro é solicitada a uma instituição que depois recebe esse dinheiro de volta, acrescido de taxas de juros.

Apesar de, em suma, todos se tratarem da mesma operação, existem diferentes tipos de empréstimos que são definidos por pequenas peculiaridades, como as que listamos a seguir.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade na qual quem o adquire, paga por ele automaticamente, em toda folha de pagamento ou do benefício de previdência.

É considerado de baixo risco, uma vez que a instituição concedente não depende que o contratante faça o pagamento da parcela todo mês,  já que ela é descontada automaticamente, portanto, o risco de fraude é baixo.

Por ser uma opção de baixo risco, ele possui taxas de juros mais baixas. E, como é de se imaginar, seu foco principal são as pessoas físicas, contratadas e registradas na CLT ou beneficiários do INSS.

Logo, é ideal para ser usado por gestores que pretendem ampliar seus negócios, ou até mesmo por aqueles que querem começar seu próprio empreendimento.

empréstimo

Empréstimo para capital de giro

O capital de giro é uma determinada quantidade de dinheiro que a empresa reserva para a manutenção rotineira do seu funcionamento, ou seja, para a compra de materiais ou ferramentas que são utilizadas diariamente no funcionamento da empresa.

O empréstimo para capital de giro, então, é adquirido para que a empresa possa adquirir mercadorias, repor estoques e insumos, custear despesas administrativas, entre outros.

Ele pode ser liberado de duas maneiras: em uma delas, o recurso será fornecido de forma pontual, e, para a sua contratação, não são exigidas comprovações do destino para qual vai ser aplicado o valor emprestado. A segunda forma é associada a investimentos fixos e voltada para a compra de maquinário, insumos, mercadorias, dentre outros itens necessários para a produção.

Esse tipo de empréstimo utiliza taxas pré-fixadas, financiamentos sem carência e de curto prazo, tendo a garantia que pode ser fornecida por meio de um sócio.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um tipo diferente de empréstimo, mas que apresenta muitos benefícios para as empresas.

Todo empreendimento possui contas a pagar e contas a receber, e, alguns dos valores a receber são planejados para serem recebidos em parcelas. Essas parcelas podem ser antecipadas, junto a uma instituição que atue na antecipação de recebíveis e, então, podem ser usadas imediatamente pela empresa.

Como essa linha de crédito está diretamente relacionada à conta corrente da empresa, basta fazer os cadastros necessários junto à instituição concedente e solicitar o recurso, que depois será pago com parcelas inferiores às outras opções que apresentamos.

Empréstimo Inteligente do Concil Banking

Essa solução consiste em uma linha de crédito 100% digital. O Empréstimo Inteligente do Concil Banking, por isso, é descomplicado e traz parcelas flexíveis, que se adaptam aos seus vencimentos e têm valor pré-definido e custo total fixo. Você vai saber exatamente quanto vai pagar e será capaz de acompanhar tudo por meio on-line.

Quando contratar um empréstimo?

Os principais motivos que justificam a contratação de um empréstimo por uma empresa ou pessoa física costumam ser a necessidade de capital de giro, a compra de máquinas e equipamentos, a expansão ou criação de um empreendimento, reformas, entre outros.

Sabemos que o ideal é sempre possuir um planejamento financeiro, de modo que não seja necessário recorrer a um empréstimo, mas também sabemos que imprevistos são comuns e demandam soluções rápidas. Há sonhos que requerem um investimento a mais.

Por isso, reforçamos apenas que a contratação de um empréstimo não deve ser feita de qualquer maneira. Todas as opções merecem ser estudadas e consideradas, e todas as etapas, desde a aquisição até o pagamento, devem ser planejadas estrategicamente.

Esta leitura foi útil para você? Saiba também como fugir da crise do Coronavírus sem se abalar financeiramente!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.