Como funciona um software ERP?

A rotina de um empreendimento envolve diversas operações complexas. Administrar o fluxo de caixa, estoque, contas a pagar e a receber, gastos com pessoal, emissão de notas e uma infinidade de outros processos. Todo esse trabalho se torna ainda mais difícil quando a companhia realiza controles de forma manual ou utiliza softwares distintos para cada setor, deixando a integração dos dados bastante complicada. 

Em um ambiente corporativo ideal o cenário é outro. Toda a parte gerencial da companhia funciona dentro de um único sistema, chamado software ERP. A sigla se refere ao nome  Enterprise Resource Planning, que no português significa Planejamento dos Recursos da Empresa. O ganho principal dessa tecnologia é a possibilidade de gerenciar todas as informações do negócio em um só lugar. 

Se a sua empresa ainda não conta com esse recurso e quer conhecê-lo, confira na sequência deste artigo o que é e como funciona um bom software ERP

O que é um software ERP?

Vimos que uma das funções centrais do software ERP é a integração de dados gerenciais da empresa em uma única plataforma. O resultado dessa junção é a diminuição de ocorrências de erros e, além disso, a administração das informações, análises e tomada de decisões fica muito mais ágil e segura.

Para entender o que é e como funciona um software ERP, vamos apresentar um exemplo prático:

Imagine que o departamento de recursos humanos da sua empresa precisa lançar todo tipo de informação relacionada aos pagamentos de pessoal no sistema e, por sua vez, a área contábil tem como controlar o montante gasto. Já o estoque da companhia pode fazer as solicitações diretamente via sistema quando seja necessário suprir uma demanda particular ou renovar os insumos, enquanto a área de compras registra o pedido e procede com a aquisição do material necessário.

Como vimos no exemplo acima, um bom software ERP é capaz de conectar todos os departamentos da empresa em um só lugar. 

Como um ERP está dividido?

Para atender diferentes áreas e necessidades específicas de cada departamento, um software ERP de qualidade costuma estar organizado da seguinte forma:

Aplicação: a parte visível do software ERP é chamada de interface. Nesta camada, encontramos as principais funções, metodologias, formulários de cadastros e todas as informações necessárias para que as operações funcionem corretamente.

Banco de dados: todas as informações carregadas no sistema através da interface são armazenadas em um banco de dados. Os servidores são responsáveis por unificar e distribuir estas informações, sejam eles internos ou externos.

Framework: é a estrutura do sistema. No framework, encontramos o esqueleto do software. É nesta camada onde todos os processos são configurados e parametrizados. Acessível aos desenvolvedores e ao departamento de TI, o código-fonte contém toda a parte de programação das funcionalidades disponíveis.

Módulos: os módulos do software ERP conformam o que cada departamento tem como ferramenta disponível para seu funcionamento e como eles se comunicam entre si dentro do sistema. Entre alguns módulos disponíveis estão os direcionados para vendas, controle de estoque, fiscal, compras, recursos humanos, CRM, processos, business intelligence, entre outros.

Saiba como implantar um software ERP em seu negócio

Empresas que possuem um departamento de TI podem optar por desenvolver localmente o seu software ERP. Quando não há essa possibilidade, uma ótima alternativa é contratar uma empresa especializada nessa área. Nas duas opções, é importante que os gestores saibam quais são os requisitos essenciais que o sistema deve oferecer para que todas as áreas sejam beneficiadas.

Essa é uma etapa importante, pois quando as decisões sobre a infraestrutura são tomadas, a customização do software ERP é iniciada para que a implantação seja feita o mais rápido possível. Concluído esse processo, os colaboradores que irão utilizar esse recurso precisam passar por capacitações para que todas as funcionalidades sejam aproveitadas pelo time.

Mostramos no artigo de hoje como funciona um software ERP de qualidade e os principais benefícios que esse sistema pode proporcionar para as empresas. Para continuar por dentro de assuntos relacionados à gestão empresarial, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog.

 

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.