Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito

Os cartões de crédito e débito fazem parte da rotina dos empreendedores e clientes. Considerados a segunda forma de pagamento mais utilizada no país, perdendo apenas para o dinheiro, essa modalidade envolve processos que nem sempre são conhecidos pelos comerciantes.

Por exemplo, você sabe como funciona as bandeiras de cartão de crédito? Muitas pessoas confundem o papel das adquirentes com as atividades realizadas pelas empresas que representam as bandeiras. Mas, é importante ressaltar que cada companhia realiza um processo dentro dos pagamentos via cartão, sendo que uma depende da outra para conseguir disponibilizar esse serviço para clientes e comerciantes.

Se você quer saber mais sobre o funcionamento das bandeiras de cartão de crédito, confira as explicações que listamos na sequência deste artigo.

O que faz as bandeiras de cartão de crédito?

Como vimos, uma operação de cartão envolve muitas etapas. Apesar da transação entre cliente e empresa durar apenas alguns segundos, o processo por trás dessa operação requer o suporte das adquirentes, das bandeiras de cartão de crédito e dos bancos.

Resumidamente, podemos dizer que as bandeiras de cartão de crédito são responsáveis pela análise da solicitação de compra feita pelo cliente no momento em que ele irá pagar por um produto ou serviço em um estabelecimento comercial, seja físico ou online. Atualmente, há no mercado muitas bandeiras, como Visa, Elo, American Express, MasterCard, Dinners, entre outras.

As bandeiras de cartão de crédito também verificam os riscos de cada tentativa de compra. Esse é um trabalho que as companhias que administram as bandeiras realizam em conjunto com as instituições financeiras, normalmente bancos. São elas que determinam o limite de crédito de cada consumidor, decidindo quando esse valor pode ser ampliado ou mesmo reduzido.

Outra incumbência importante das bandeiras de cartão de crédito é a de permitir que um cliente compre algo em qualquer lugar do mundo. Por exemplo, é a bandeira que autoriza a liberação de uma transação ou o seu impedimento e não a adquirente com muitas pessoas acreditam.

Saiba como escolher a bandeira ideal para você

Agora que você já sabe como funcionam as bandeiras de cartão de crédito vamos mostrar quais pontos é importante avaliar antes de escolher a bandeira ideal para você. Uma das primeiras coisas que devem ser analisadas é a aceitação da empresa nos estabelecimentos. As bandeiras de cartão de crédito mais conhecidas do mercado costumam ser aceitas em quase todos os comércios online e físicos.

Vale também consultar os programas de fidelidade que boa parte das bandeiras oferecem. Dependendo da escolha e do perfil do cliente, é possível participar de programas de milhas ou de resgate de produtos. 

Por fim, é interessante verificar a abrangência da empresa. Por exemplo, há bandeiras que oferecem suporte para os clientes no exterior, um recurso importante para quem realiza viagens internacionais com frequência. Existem outras com uma atuação mais regional e que costumam disponibilizar taxas mais acessíveis aos clientes. 

No artigo de hoje, mostramos como funcionam as bandeiras de cartão de crédito e também dicas de como escolher a melhor para o seu perfil. Para continuar por dentro dos temas que envolve mercado de pagamentos, confira também em nosso blog o post que aborda a importância da conciliação de cartão para o varejo.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.