Conciliação automática de cartão: veja por que é a melhor opção

 

Você sabe como é o comportamento do brasileiro quando o assunto é o uso de cartões de crédito? Segundo dados recentes publicados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e divulgados pelo Banco Central, de julho deste ano, os consumidores pagaram R$ 674 bilhões com cartões de crédito – isso corresponde a um crescimento de 3 com relação a 2016.

E os números continuam crescendo. Foram realizadas 5,9 bilhões de operações com cartões de crédito, um aumento de 6 se comparado ao ano anterior, o que demonstra que o modelo se mantém em franca expansão.

Diante disso, cada vez mais torna-se imprescindível que as empresas criem mecanismos que garantam a segurança financeira de suas transações.

Nesse artigo, explicaremos o que é conciliação automática ou automatizada e como ela vem sendo considerada a melhor opção para empresas que se utilizam de cartões de crédito, débito ou até vouchers em suas operações.

Mas o que é conciliação de cartão de crédito?

Imagine todas as vendas feitas por uma empresa – utilizando-se o cartão de crédito e/ou débito. Para que os extratos dos cartões com esses valores recebidos sejam verificados é preciso que relatórios divulgados pelas adquirentes sejam analisados. Em alguns casos, é possível haver inconsistências ou erros entre valores declarados e valores realmente recebidos.

Para garantir que esse processo seja feito corretamente, mantendo a segurança das negociações e bom desempenho da empresa, as informações devem ser precisas e, por isso, verificadas regularmente.

Aí entra a conciliação automática de cartão, já que se a movimentação financeira de uma empresa for feita manualmente, é possível que os processos tornem-se extremamente lentos e, com o tempo, inviáveis. Abaixo, listamos 5 itens para explicar as vantagens da automatização. Vamos a eles:

  1. Gerar frequentes relatórios financeiros

Com a automatização dos processos, o acesso aos relatórios financeiros da empresa é facilitado, o que contribui para melhorar toda a gestão financeira, além de acompanhar entradas e saídas, especialmente nos casos em que alguma inconsistência seja detectada.

  1. Melhorar a gestão de fluxo de caixa

Ao conciliar as vendas com as diversas adquirentes de cartões, a automatização permite que os valores sejam verificados nos respectivos lançamentos do fluxo de caixa, ou seja, a empresa terá acesso a datas informadas para recebimento, que serão indicadas pela adquirente, o que fará com que o gestor tenha uma visão mais apurada sobre o que entra e o que sai.

 

  1. Reservar mais tempo para outras atividades

Trace um quadro de verificação de transações financeiras feito manualmente. Você perceberá que essas conferências e análises podem durar dias ou mesmo meses. A conciliação automática do cartão pula longas etapas, otimizando um tempo tão precioso de equipes inteiras. Nesse caso, o melhor é deixar que um software faça o trabalho de dezenas de pessoas, que, provavelmente, estarão desempenhando outras funções.

  1. Diminuir casos de cancelamento da venda (chargeback)

Transformando a conciliação de cartão em automática, é possível reduzir erros como o não reconhecimento da compra por parte do cliente ou a não observância do regulamento ou dos contratos feitos pelas adquirentes. A conciliação automática permite que a empresa acompanhe de perto esse tipo de ocorrência e ataque, imediatamente, a causa do problema.

  1. Reduzir a possibilidade de erros nas conferências

Além do tempo perdido com a conciliação de cartão realizada de forma manual, a verificação das transações feita ‘com interações humanas’, pode gerar novos erros e/ou enganos e mais demora no processo de análise das negociações. Com a automatização, pode-se afirmar que esses erros são reduzidos a quase zero.

 

Está convencido (a) de que a conciliação automática de cartões de crédito é um grande aliado para o bom desempenho de sua empresa? Conte com a Concil! Estamos à disposição para te ajudar.

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.