Conciliação de pagamentos: como este controle pode diminuir as perdas da sua loja

Se você tem uma loja, não importa o segmento ou porte do negócio, sabe que o pagamento via cartão de crédito ou débito está no topo das preferências dos consumidores. Segundo dados divulgados pela Abecs ( Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), os brasileiros movimentaram cerca de R$ 1,55 trilhão em compras com cartões em 2018, uma alta de 14,5% em relação a 2017.

Mesmo o país ainda estando em fase de recuperação econômica, essa foi a maior alta em cinco anos, comprovando que este meio de pagamento se tornou um sucesso entre o público. Para os empresários, o pagamento via cartão também é interessante e seguro. Mas, para garantir que o seu negócio não tenha perdas, é fundamental se atentar a conciliação de pagamentos.

Se você tem uma loja e ainda não sabe o quão importante é o trabalho de conciliação de pagamentos, indicamos a leitura deste artigo até o fim, pois iremos explicar um pouco mais sobre esse mercado e como esse controle pode diminuir as perdas da sua loja.

Vendas via cartão: o que é preciso acompanhar?

Como mencionado no início, os cartões de crédito e débito estão sendo utilizados cada vez mais pela população. Por conta disso, o número de estabelecimentos trabalhando com essa forma de pagamento também não para de crescer. Mas, um problema bastante comum entre os empreendedores é a falta de acompanhamento das taxas cobradas em cada transação.

Para não ter perdas em sua loja, o empresário precisa ficar atento a essas cobranças, verificando se elas estão de acordo com o que foi negociado com a operadora das maquininhas de cartão.

conciliação de pagamentos

A conciliação de pagamentos existe justamente para isso, evitando que o empreendedor tenha surpresas desagradáveis no futuro. Com a análise detalhada de tudo o que é descontado das transações, o comerciante conseguirá definir melhor o valor dos seus produtos e  promover reajustes ou promoções de forma consciente, sem comprometer a receita da sua loja. 

Além disso, com uma boa conciliação de pagamentos é possível controlar os valores cobrados nos aluguéis de maquininhas, antecipações e outros débitos que possam surgir durante o mês.

Veja como realizar a conciliação de pagamentos de forma eficaz

Mostramos no tópico acima os principais pontos que envolvem a conciliação. Esse trabalho é muito importante para o desenvolvimento dos negócios, porém nem sempre as empresas possuem tempo e nem os recursos necessários para evitar que esse tipo de problema cause perdas em sua loja.

Pensando em ajudar esses empreendedores, empresas especializadas no mercado de cartões criaram soluções tecnológicas que ajudam na conciliação de pagamentos. Além de promover um controle automatizado de todas as divergências que o seu negócio pode sofrer em relação às taxas, essas soluções ajudam as empresas em outras áreas importantes, como:

  • Eliminação de fraudes: tenha o controle rápido de todos os cancelamentos e chargebacks do seu negócio.
  • Fim das perdas financeiras: elimine até 99% dos erros e descontos indevidos em seus recebimentos das vendas com cartão.
  • Automatização: otimização do processo de baixa a partir da integração da solução com os principais ERP’s do mercado.
  • Eficiência: reduza os custos e aumente a produtividade e eficiência do seu negócio com uma gestão automatizada.

No artigo de hoje, mostramos a importância da conciliação de pagamentos e como realizar esse controle de forma eficaz em sua loja, evitando perdas que possam comprometer o progresso da empresa. Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo sobre o assunto, confira em nosso blog os posts que abordam a conciliação de cartões.

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.