Conciliação de taxas: por que é importante para meu comércio?

A gestão financeira de um negócio é composta por uma série de etapas e processos que devem ser executados de maneira cuidadosa e estratégica. Dentre os processos envolvidos nesta gestão está a conciliação de taxas.

A otimização de ganhos e o consequente aumento de lucros são alguns dos benefícios alcançados devido às possibilidades oferecidas às empresas que se atentem a fazer sua conciliação. A seguir, veremos como ela funciona, como pode ser implementada e quais são os benefícios associados ao seu uso na gestão financeira das empresas.

Como funciona a conciliação de taxas?

Antes de entender o que é a conciliação de taxas, é importante saber da importância da conciliação de cartões, porque uma operação é dependente da outra. Dessa forma, é aconselhável que a empresa busque trabalhar com ambas as conciliações.

A conciliação de cartões tem como objetivo principal oferecer, de forma clara, um controle para a verificação da consistência de todas as operações de venda realizadas no cartão.

Geralmente, todas as informações repassadas pela maquininha de cartão de crédito e débito costumam estar em consonância com as operações realizadas, no entanto, podem ocorrer inconsistências, que podem ser detectadas por meio da conciliação de cartões. Portanto, o grande triunfo dessa conciliação é tornar mais eficiente e seguro o controle das movimentações envolvendo os cartões da sua empresa.

Nesse contexto, a conciliação de taxas tem um funcionamento similar, conferindo, registrando e detectando inconsistências nas taxas aplicadas para operações realizadas em cartões de crédito e débito nas vendas do seu negócio.

Aliando a conciliação de taxas à conciliação de cartões, a gestão financeira se torna mais eficiente e assertiva, com informações seguras e maior controle sobre as entradas e saídas, além de ter uma prevenção melhor contra fraudes.

conciliação de taxas

Como implementar a conciliação de taxas na minha empresa?

A conciliação de taxas, assim como a conciliação de cartões, é uma atividade importante para uma gestão financeira saudável e que pode levar a empresa a crescer.

Atualmente, qualquer atividade de conciliação é inviável de ser realizada manualmente. O trabalho é dispendioso, moroso e repetitivo. Por isso, é comum que algumas alternativas, como as plataformas digitais, sejam utilizadas para esses fins.

Com uma plataforma digital, a análise de todas as operações realizadas, bem como das taxas aplicadas nas transações em cartões, é feita automaticamente, economizando tempo e mão de obra.

Hoje em dia, é possível encontrar soluções tecnológicas que façam a gestão de vendas e recebimentos no mercado, e, quase que automaticamente, também realizem a conciliação de taxas.

Desse modo, a melhor forma de implementar essa prática na sua empresa com sucesso é utilizando uma boa solução digital, que vai conseguir controlar todas as taxas cobradas, os aluguéis, as antecipações e outros débitos relacionados.

Automatizando todo o processo de conciliação de taxas, além de contar com todos os benefícios que assinalamos e que são associados a essa prática, sua empresa ainda economiza tempo e mão de obra especializada. Portanto, essa é a forma mais viável de se iniciar uma conciliação de cartões e de taxas na sua empresa.

Agora que você já sabe como essa conciliação funciona, quais são os seus benefícios e como você pode implementá-la na sua empresa, pode começar a utilizar essa poderosa ferramenta para otimizar a gestão financeira do seu negócio.

Se você ainda quer saber mais sobre a conciliação de taxas e outras ferramentas para a gestão do seu negócio, siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e acompanhe nossos conteúdos.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.