Conciliação de vendas no cartão de crédito, débito e vouchers: 8 motivos para investir

O cartão de crédito, débito e vouchers está na lista das principais modalidades de pagamentos do Brasil. A população passou a confiar nessa forma de pagamento, que proporciona rapidez, facilidade e é bastante segura.

De acordo com dados da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, realizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN), o dinheiro continua sendo o meio de pagamento mais utilizado pela população. Entretanto, 51,5% dos entrevistados mencionaram o cartão de débito e 45,5% disseram que usam o cartão de crédito para fazer compras no dia a dia.

Devido a esse crescimento, a conciliação de vendas no cartão se tornou um importante serviço dentro das companhias. Se a sua empresa ainda realiza esse processo, confira na sequência deste artigo os 8 motivos para investir em um sistema de conciliação de vendas no cartão de crédito, débito e vouchers. Não perca!

1.  Mais tempo disponível para focar em atividades importantes

Para funcionar corretamente e prosperar, todos os negócios precisam ter um bom controle  financeiro. Entretanto, uma das principais dificuldades das empresas é checar dado por dado dos recebíveis. Isso porque há muitas bandeiras e operadoras diferentes, o que implica em diversas variáveis para controlar.

Para os empreendedores que precisam de tempo disponível para focar em atividades importantes da operação e acompanhar de perto o trabalho dos operadores, investir na automatização da conciliação de vendas no cartão é essencial. Com os processos automatizados, o empreendedor terá a oportunidade de concentrar suas energias em tarefas estratégicas.

2. Maior visibilidade do fluxo de caixa

Outro motivo para investir na conciliação de vendas no cartão tem a ver com a otimização do fluxo de caixa. Quando o empreendedor controla os recebíveis com precisão, ele sabe exatamente quanto tem a receber nos próximos meses, inclusive das vendas à prazo. Com essa informação, fica mais fácil projetar o fluxo de caixa, saber se haverá saldo suficiente para quitar as obrigações financeiras e que medidas tomar caso o caixa fique no vermelho em determinada data.

3. Chargeback sob controle é uma das vantagens da conciliação de vendas no cartão

Automatizar a conciliação de vendas no cartão também ajuda a manter o chargeback (estorno de valores) sob controle, evitando que você tenha surpresas desagradáveis ao final do mês. Se o índice de chargeback está alto, com a conciliação você terá condições de avaliar os motivos de tantas devoluções e agir rapidamente para evitar prejuízos.

conciliação de vendas no cartão

4. Combate a fraudes

O empreendedor que investe em um sistema de conciliação de vendas no cartão de crédito, débito e vouchers torna suas transações mais seguras, evitando fraudes comuns no comércio, como a simulação de vendas que não aconteceram, porém foram registradas.

5. Monitoramento de taxas

As bandeiras de cartão cobram taxas a cada transação realizada. Para saber quais são aquelas que mais geram custos para a sua empresa, basta ter a seu dispor um sistema de conciliação de vendas no cartão. Todas essas informações centralizadas em uma plataforma dão melhores subsídios para que você desenvolva estratégias de precificação mais eficientes e também selecione os parceiros de pagamento que trazem maior retorno financeiro.

6. Implementação de novos métodos de pagamento

A partir dos dados disponibilizados pela conciliação de vendas no cartão, o empreendedor pode chegar à conclusão de que seu negócio precisa ampliar as formas de pagamento, estabelecendo novas e mais lucrativas parcerias. 

7. Metas de vendas por modalidade 

O setor de vendas pode ter metas atreladas à modalidade de pagamento, visando compor o fluxo de caixa da empresa de modo que este não fique dependente apenas de vendas à vista ou à prazo. Por conta disso, a conciliação de vendas no cartão dá uma noção melhor de como você pode formar esse mix e obter resultados significativos. 

8. Planejamento com mais informação e segurança

O sucesso no varejo é uma soma de fatores, que vão desde a competência e o conhecimento do setor até a conjuntura macroeconômica. Não é fácil dar uma “receita para o sucesso”, mas uma coisa é certa: para fracassar basta ficar parado e não crescer.

Crescer de forma sustentada e consistente exige planejamento, e nenhum gestor consegue planejar sem as informações corretas em mãos. Com a automatização da conciliação de vendas no cartão, a empresa terá acesso a informações financeiras reais e que ajudarão no planejamento e na tomada de decisões.

Reunimos no artigo de hoje 8 motivos para investir na automatização da conciliação de vendas no cartão de crédito, débito e vouchers. Para conhecer mais sobre esses sistemas, veja em nosso blog o post que ensina a escolher um bom sistema de conciliação de cartão de crédito.

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