Controle de vendas com cartões: como melhorar este processo?

Se você é empreendedor, certamente já percebeu que as vendas com cartões são bastante recorrentes em seu negócio. Isso acontece porque boa parte dos consumidores brasileiros estão familiarizados com essa modalidade que oferece mais praticidade e segurança durante as compras.

Essa preferência pelas vendas com cartões também está presente em países vizinhos. Segundo levantamento realizado pela Kantar, multinacional de painéis de consumo, 45% das famílias latino-americanas utilizam cartão de crédito na região para compras de produtos de consumo massivo, já no Brasil este número sobe para 65%.

Uma ótima notícia para quem se utiliza dessas formas de pagamento para gerar mais vendas, certo? Mas, como anda o seu controle de vendas com cartões? Os números batem ao final do mês ou você sempre está tentando achar a diferença entre o previsto e o realizado?

Se você quer aprimorar o controle de vendas com cartões em seu negócio, mas não sabe como começar, veja na sequência deste artigo as dicas que listamos para você! 

Automatize os processos internos

Vamos iniciar as dicas sobre o controle de vendas com cartões abordando um ponto muito importante para empresas de todos os segmentos e portes, que é a automação de processos. Esta é uma boa medida para evitar falhas humanas na hora de fazer o controle financeiro da companhia, já que juntar todos os comprovantes de vendas e somá-los na calculadora é algo inviável nos dias de hoje.

O uso de softwares de gestão empresarial, os famosos ERPs, é um bom começo. Por meio deles, sua empresa integra todos os setores e facilita o trânsito de informações entre vendas e financeiro, reduzindo as chances de falhas humanas no controle de vendas com cartões.

Um exemplo prático é a consolidação das informações em relatórios gerenciais que permitem quantificar as vendas, as comissões, as taxas pagas aos adquirentes, entre outros custos das suas transações.

Implemente o TEF

Outra dica importante para o controle de vendas com cartões tem a ver com a utilização da Transferência Eletrônica de Fundos (TEF). Essa é uma forma ágil e segura de concretizar suas vendas, pois conecta a tecnologia do seu estabelecimento à central das operadoras de cartões.

Como essa conexão é segura, é improvável que aconteçam fraudes em suas transações realizadas via crédito e débito, aumentando a confiabilidade do seu controle de vendas com cartões.  Além disso, o TEF gera relatórios que listam todas as vendas realizadas, permitindo um controle diário sobre as transações concluídas por essa modalidade de compra em seu estabelecimento comercial.

Analise o fluxo de caixa diariamente para ter um melhor controle das vendas com cartões

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de gestão financeira, pois reflete todas as entradas e saídas de dinheiro da sua organização. Ao mantê-lo atualizado diariamente, fica mais fácil perceber qualquer dissonância no controle de vendas com cartões e verificar a falha.

Um bom sistema de fluxo de caixa pode agilizar toda a sua operação, sendo assim, considere trocar controles manuais e planilhas por sistemas informatizados e capazes de serem integrados a outras soluções, como softwares de conciliação de cartões.

Invista na conciliação

Para finalizar as dicas, vamos apresentar um pouco do potencial dos sistemas de conciliação de cartões. Ao investir em softwares de excelência, como o Concil Card, a sua empresa terá acesso a uma tecnologia que permite concentrar todo o seu fluxo de vendas com cartões de débito e crédito num único lugar, facilitando a consolidação dos dados e a verificação do previsto x realizado.

Por meio do sistema, é possível identificar chargebacks e atuar de forma proativa para evitar prejuízos financeiros, além de possibilitar a integração com suas contas bancárias para um acompanhamento mais detalhado de todas as movimentações financeiras do seu negócio.

As dicas sobre como melhorar o controle de vendas com cartões te ajudaram? Então, que tal agora conhecer todas as funcionalidades que o software Concil Card oferece para o seu negócio? Clique aqui e fale com um de nossos consultores especializados!

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.