Descontos e promoções: quando é vantajoso usar?

 

Descontos e promoções são importantes ferramentas para aumentar as vendas, conquistar novos clientes e movimentar o estoque. Mas, para ter sucesso nas ações é preciso uma boa estratégia de precificação e uma política de descontos realmente eficiente.

Continue lendo este post para entender melhor quais fatores você deve considerar na hora de determinar suas iniciativas. Veremos como alinhar o comercial e o financeiro da empresa para não correr o risco de ter prejuízos e, também, como fazer promoções que realmente agregam valor ao negócio. Acompanhe!

A diferença entre descontos e promoções

O primeiro passo para criar um planejamento de sucesso é entender a diferença entre desconto e promoção. O primeiro é uma ação pontual, que retira uma porcentagem do preço final de um determinado produto ou serviço para conquistar resultados imediatos, como fechar uma venda, por exemplo.

Já a promoção tem uma conotação mais publicitária, de campanha mesmo. Ela funciona muito bem para, além de ajudar a fechar mais vendas – como no caso dos descontos -, atrair mais consumidores para o negócio e conquistar resultados a médio e longo prazos.

Como criar uma política de descontos?

Os descontos são concedidos, na maioria dos casos, para o consumidor final. Acontecem seja entre negócio e consumidor (B2C) ou na relação entre duas empresas (B2B). Mas, essa ferramenta também pode servir para uma melhor negociação com fornecedores e distribuidores.

Para determinar uma política de descontos, é preciso considerar fatores como o preço de custo do produto, a margem de lucro esperada e a quantidade disponível em estoque. Com essas informações em mãos, é possível calcular o máximo de desconto que você pode conceder sem causar prejuízos para a empresa.

Como fazer promoções?

Para criar uma promoção de sucesso é preciso definir a estratégia de precificação da empresa e, com base nesse documento, determinar o portfólio de produtos ou serviços que farão parte da ação. Além disso também é preciso determinar o período em que ela será válida, uma vez que a iniciativa é pontual e estratégica.

A partir dessas decisões, é possível criar as peças de divulgação, que podem ser tanto impressas quanto virtuais. Um outro ponto importante é negociar, com fornecedores e distribuidores, melhores condições de preço e pagamento durante esse período. A ideia é que a promoção movimente mais o estoque, beneficiando a sua empresa e todos os agentes ligados.

Comercial e financeiro em equilíbrio

O sucesso das duas iniciativas – desconto e promoção – depende diretamente da comunicação eficiente entre as departamentos comercial e financeiro de sua empresa. Isso porque é preciso considerar fatores pertinentes a ambos para não errar na hora de criar a estratégia de precificação e desconto.

Por isso, invista tempo para garantir que essa comunicação funcione perfeitamente e sem ruídos. Lembre-se, também, de analisar as condições de pagamento que você oferece para seus clientes quando considere dar descontos ou fazer promoções.

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