Você sabe a diferença entre uma antecipação de recebíveis e um empréstimo?

Sua empresa precisa de recursos para que você amplie seu negócio? Ou você está passando por dificuldades financeiras e não tem de onde tirar dinheiro para quitar com as obrigações da companhia?

Para essas situações complexas, há algumas opções no mercado financeiro que podem atender as necessidades dos empreendedores de acordo com seus objetivos e metas. A forma de captação de recursos mais utilizada e mais conhecida pelos empresários é o empréstimo bancário simples.

Nesses casos, as instituições financeiras apresentam planos com uma linha de crédito mais flexível, voltada especificamente para financiar transações de empresas, portanto, a juros menores e prazos estendidos de pagamento de acordo com o porte da empresa e a quantidade de dinheiro solicitado

Mas, além do empréstimo bancário, há também a antecipação de recebíveis. Você já ouviu falar? Sabe quais são as diferenças entre essas duas modalidades? Se você tem dúvidas sobre o tema, confira a seguir os pontos que diferem a antecipação de recebíveis de um empréstimo comum. 

Saiba o que é e como funciona um empréstimo bancário

Quando o empreendedor precisa de recursos financeiros e opta pelo empréstimo bancário tradicional, o valor é disponibilizado após a apresentação de vários documentos que comprovem a idoneidade da empresa. É estabelecido um prazo para que este dinheiro seja devolvido à instituição, mediante o pagamento de juros acordados entre as partes.

O risco principal desta modalidade é a alta taxa de juros. Por isso, a empresa deve fazer uma análise anterior ao pedido para evitar solicitar empréstimos bancários para cobrir outros empréstimos, colocando a companhia em uma espécie de “bola de neve”.

Características dos empréstimos

Uma das vantagens que o empréstimo bancário proporciona é a agilidade da aprovação da linha de crédito, ou seja, o dinheiro chega às mãos da empresa com uma certa rapidez. No entanto, as taxas são mais elevadas que a antecipação de recebíveis, por exemplo. 

antecipação de recebíveis

O ideal é que a empresa se programe para quitar o valor independentemente se esta quantia for parcelada ou paga em uma única vez. Na maior parte das vezes, é possível deduzir os juros no imposto de renda. Mas, é importante verificar essa disponibilidade antes da efetivação do empréstimo.

Conheça os detalhes da antecipação de recebíveis

Depois de saber como funciona o empréstimo comum, vamos apresentar a antecipação de recebíveis, uma modalidade bastante vantajosa para as empresas que precisam de recursos para manter a estrutura do negócio.

Essa opção é uma espécie de adiantamento de valores a serem recebidos, ou seja, a instituição antecipa o pagamento de clientes por meio do desconto de taxas acordadas entre as partes. Por exemplo, sua empresa realizou vendas parceladas em 10 vezes no cartão, porém o pagamento dos fornecedores terá que ser feito em 45 dias. Se o controle de caixa não estiver em dia, poderá ocorrer uma divergência nos pagamentos.

Para evitar mais problemas, uma opção é recorrer para a antecipação de recebíveis. O pedido deve ser feito diretamente com a adquirente que gerencia o pagamento por cartão de crédito, que apresentará ao empresário as taxas envolvidas nessa operação. 

Características da antecipação de recebíveis

Uma das vantagens da antecipação de recebíveis é a utilização, por parte da empresa, da própria receita, mesmo que de forma antecipada, mas sem precisar pagar este valor no futuro. 

No entanto, o valor recebido é menor que o original, porque sobre ele incidem encargos bancários e taxas que devem ser analisadas com calma pelo empreendedor antes de concluir o processo. O risco desta modalidade está no não pagamento devido pelo cliente à empresa. Caso ele não quite, o banco tem o direito de cobrar da companhia o valor que não foi pago pelo consumidor.

No artigo de hoje, você conheceu as principais diferenças entre a antecipação de recebíveis e o empréstimo bancário comum. Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, deixe a sua pergunta nos comentários que responderemos o mais breve possível!

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.