E quando as vendas vão mal… o que fazer?

Quando a empresa está indo bem, faturando acima do esperado e aumentando sua receita fica mais fácil tomar decisões, não é mesmo? Mas, e quando a realidade é oposta o que fazer? Vendas fracas, receita bem abaixo do esperado e problemas para conquistar novos clientes tiram o sono de qualquer gestor e, infelizmente, nenhuma empresa está imune esse problema.

Apesar do cenário de incerteza, existem algumas atitudes que corrigem erros nas vendas, aumentam a liquidez do negócio e conseguem mudar esse panorama negativo. Ficou interessado nessas práticas? Então, continue acompanhando esse artigo e descubra como melhorar as vendas de sua empresa!

Conheça o seu público-alvo e mercado de atuação

A primeira dica para mudar o cenário de vendas ruins tem a ver com o conhecimento que o gestor tem do seu público-alvo e do mercado em que atua. Para isso, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado considerando aspectos como hábitos de consumo dos clientes, o que eles valorizam mais em uma empresa e onde estão comprando, afinal esses consumidores não estão gerando vendas para sua empresa.

Ficar atento às movimentações e tendências do mercado também é muito importante. Acompanhar notícias do setor, analisar a concorrência e participar de feiras e eventos são ações que podem ajudar os gestores a entenderem as mudanças e peculiaridades do seu segmento.

Invista no pós-venda

Você certamente já ouvir falar que é muito mais vantajoso ampliar as vendas com os clientes atuais do que conquistar novos consumidores. Porém, apesar dessa ser uma máxima conhecida, muitas empresas veem suas vendas cair e mesmo assim não focam no pós-venda. Esse é um erro que pode impactar diretamente no progresso da companhia.

A dica é manter o mesmo posicionamento de qualidade da prospecção no pós-venda. Além disso, essa interação com quem já foi seu cliente pode ser ainda melhor, afinal a sua empresa já possui dados suficientes para gerar um relacionamento personalizado.

Upsell e Cross-Sell para impulsionar as vendas

Esses são dois termos em inglês bastante conhecidos no mundo corporativo e que significam, respectivamente, o aumento do ticket médio e a venda de produtos complementares, que podem ajudar os clientes a resolverem outros problemas.

Se sua empresa não está alcançando bons resultados nas vendas, olhar para esses dois  termos é importante. Através dessa estratégia, a sua marca terá a oportunidade de entender a necessidade dos seus consumidores e pensar em maneiras de gerar mais valor para seus produtos e serviços, aumentando consequentemente suas vendas

Aprenda a gerar valor para a sua marca

Esse talvez seja o principal ponto para um gestor que deseja saber como melhorar as suas vendas. Após fazer estudos do público-alvo do seu negócio e do mercado em que atua, é fundamental saber como os clientes enxergam a sua marca. Pesquisas de opinião e análises estratégicas em redes sociais, por exemplo, podem ajudar a levantar essa percepção. 

Com esses dados em mãos, os gestores terão a chance de identificar pontos que estão levando a diminuição das vendas, como insatisfação no atendimento, falhas na entrega e problemas com determinados produtos e serviços. 

Feito esse processo, é importante que os gestores se dediquem a mudar a percepção de valor da marca, corrigindo os pontos que estão prejudicando a imagem da empresa no mercado. Quando feita de forma correta, essa mudança ajuda e muito a elevar as vendas e tirar a companhia dessa fase difícil.

No artigo de hoje, apresentamos dicas práticas do que fazer quando as vendas da sua empresa não vão bem. Se você gostou das indicações, compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outros empreendedores a alcançarem o sucesso!

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