Eliminar tarefas manuais: 4 benefícios da conciliação bancária para facilitar processos

Um controle financeiro rígido é um dos segredos para o sucesso de um empreendimento. E a conciliação bancária é uma prática que pode tornar seu controle financeiro mais eficiente, rígido e assertivo.

No texto que segue, vamos falar um pouco sobre o que é a conciliação bancária, como ela pode ser feita, qual a importância dessa prática e quais os principais benefícios de seu uso. Confira!

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária nada mais é do que uma ferramenta de gestão estratégica usada para conciliar extratos bancários e saldos em caixa com a gestão financeira de uma empresa.

Com ela verifica-se todas as entradas, saídas e detectam-se divergências que possam existir entre os valores em conta, os registros feitos pela empresa e os extratos bancários.

Ela pode ser feita de maneira tradicional com o preenchimento manual dos dados, mas o mais indicado é que sejam usadas ferramentas automatizadas uma vez que elas são mais eficientes e são menos sujeitas a erros.

Seu principal objetivo é garantir que esses números coincidam para que as contas da empresa não fujam do controle.

Qual a importância da conciliação bancária?

A conciliação bancária é uma ferramenta de gestão financeira importante que serve para verificar se não há inconsistência de dados no seu controle financeiro. Através dela, é possível confirmar se o saldo disponível é o mesmo contido em registro interno.

Além disso, é possível também monitorar o dinheiro em vendas de cartões e boletos, tornando o controle financeiro mais prático e acessível para o gestor, principalmente de empreendimentos online, que utilizam de forma massiva essas duas modalidades de pagamento.

A conciliação bancária é muito importante, também para dar mais previsibilidade para que o gestor consiga planejar o futuro da empresa sem dar chutes no escuro ou arriscar mais do que deve.

Quais os benefícios de fazer a conciliação bancária?

Como vimos, a conciliação bancária é um instrumento muito eficaz e otimiza a gestão financeira de qualquer empreendimento onde ela seja adotada. A seguir, vamos ver outros benefícios diretos e indiretos do uso dessa ferramenta.

Conciliação financeira

1 – Criar uma cultura de prestação de contas

Para realizar uma boa conciliação bancária é necessário manter registros diários de todas as entradas e saídas nas contas bancárias, incluindo tarifas e juros quando são aplicadas.

Por isso, ao adotar a conciliação bancária como ferramenta de gestão da sua empresa, a cultura de prestação de contas indiretamente é incentivada.  

2 – Identificar a tempo fraudes internas

Uma planilha de conciliação bancária pode evitar problemas graves à sua empresa, como, por exemplo, possíveis fraudes internas que podem passar despercebidas.

Cheques não compensados, depósitos em dinheiro feitos com valores inferiores ao real, dentre outras fraudes, todas podem ser detectadas pela conciliação bancária e ser combatidas antes que se tornem um grande problema.

3 – Controlar de forma efetiva as movimentações financeiras

Ter o controle das finanças da sua empresa é muito importante e a conciliação bancária é uma ferramenta que pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Com a conciliação bancária é possível visualizar de forma clara quanto seu negócio movimenta financeiramente. Ou seja, com sua ajuda, é possível identificar como está a saúde financeira da sua empresa.

4 – Melhorar o planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é peça chave para a saúde de um empreendimento. Ele consiste em planejar receitas, despesas, custos e investimentos da empresa e uma boa conciliação bancária pode ajudar na previsão mais realista e assertiva para o futuro do seu negócio.

Saber quanto se tem em caixa, através da conciliação bancária é importante para você conseguir cumprir o que foi definido no seu planejamento. Por isso, vale a pena contar com o auxílio do software Concil Card, de modo que possa conferir, de forma automática e facilitada, se todos os pagamentos caíram corretamente no banco.

Agora você já sabe: a conciliação bancária é uma prática que pode ajudar a otimizar o controle das finanças, garantindo a saúde financeira e o sucesso da sua empresa, por isso, vale a pena investir nessa ferramenta.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre como usar a conciliação bancária para benefício da sua empresa baixando o nosso material exclusivo!

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.