Entenda como funciona o cartão virtual

Por muitos anos, as transações feitas via cartão deixaram os consumidores um pouco inseguros. O medo de acontecer fraudes durante os pagamentos, principalmente no comércio eletrônico, fez com que muitas pessoas optassem por outras modalidades, como o boleto bancário.

Mas, com o passar do tempo, os recursos de segurança foram aprimorados tanto no comércio físico quanto no eletrônico. Hoje, boa parte dos clientes se sentem seguros em comprar produtos e serviços através dessa modalidade de pagamento. Entretanto, para ampliar ainda mais a confiança dos consumidores, grandes instituições financeiras do país criaram o chamado cartão virtual.

Se você ainda não conhece esse recurso, te convidamos para ler esse artigo até o fim, pois vamos explicar o que é e como funciona o cartão virtual. Não perca!

O que é cartão virtual?

De uma forma resumida, podemos dizer que o cartão virtual atua como um espelho do seu cartão físico, no entanto, ele possui uma numeração diferenciada e um prazo de validade menor. Esse recurso pode ser utilizado pelo cliente somente uma vez, depois da compra ele se tornará inválido automaticamente.

Se o consumidor quiser utilizar o cartão virtual com frequência em suas compras online ele terá que solicitar ao banco um novo cartão a cada compra que pretende fazer. O cartão tradicional continua operando normalmente, pois essa é uma facilidade que as instituições oferecem aos clientes que buscam ampliar a segurança em suas transações no ambiente digital.

Qual a vantagem de utilizar esse recurso?

Como mencionado no início, o pagamento via cartão, principalmente nos e-commerces, é uma das preocupações dos consumidores, mesmo com todos os cuidados que as lojas virtuais têm tomado. Mas, infelizmente, fraudes, clonagens e crimes cibernéticos ainda acontecem e, por isso, o cartão virtual é uma boa opção.

Ele é aceito em pagamentos nacionais e internacionais, então, se o cliente pretende realizar uma compra em um site novo ou que ele nunca tenha comprado antes, a melhor opção para garantir a segurança é realmente o cartão virtual.

Confira outras vantagens que esse recurso oferece aos clientes:

  • Fácil de solicitar, basta acessar o aplicativo ou Internet Banking do seu banco;
  • Após o uso do cartão virtual os números serão excluídos, evitando as temidas clonagens;
  • O cliente pode selecionar o limite do cartão de acordo com a compra que vai realizar;
  • Não é preciso pagar taxas de manutenção do cartão virtual, ou seja, os custos do cliente não mudarão ao adotar esse recurso.

Conheça as instituições que oferecem cartão virtual aos clientes

Vimos que o cartão virtual é uma tendência no mercado, afinal as compras via e-commerce no Brasil não param de crescer. De acordo com dados apresentados no segundo relatório da NeoTrust, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 22,7% em 2019, faturando R$ 75,1 bilhões.

Para atender as necessidades dos consumidores do século XXI, grandes instituições financeiras passaram a oferecer ao público o cartão virtual. Clientes de bancos como Itaú, Santander, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Banco Original e NuBank já podem adotar esse recurso nas próximas compras online.

No artigo de hoje, explicamos como funciona o cartão virtual e quais as vantagens que ele proporciona para os clientes. Aproveite e veja também em nosso blog o post que ensina a fazer o controle de fraudes em sua empresa.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.