Entenda de uma vez por todas como funciona a automação financeira

Automação financeira é um recurso com muita capacidade para prestar assistência nos processos que lidam com números relacionados à receita e às despesas empresariais, ou seja, com o fluxo de caixa.

No texto que segue, vamos nos aprofundar mais nesse assunto. Veja em que consiste a automação financeira, as suas características e funcionamento, bem como as vantagens de investir nela!

O que é automação financeira?

A principal função da automação financeira é alinhar e padronizar processos, começando com as tarefas operacionais e dos recebimentos/pagamentos até a organização de um sistema de cobrança e a avaliação dos relatórios gerenciais.

A automação financeira permite que o registro dos negócios feitos e as informações sejam mais transparentes. Todos os setores ligados às finanças ficam integrados e, assim, se estabelece uma comunicação mais fluida e as atividades de rotina se tornam mais simples — tudo dentro de um sistema de pagamentos online.

Como a automação financeira funciona?

A automação financeira deve ser analisada com cuidado para envolver a maior quantidade possível de atividades manuais e sem centralização. A adoção da automação deve considerar mais que processos automáticos, disponibilizando opções para a inclusão e a análise de dados.

Após a implantação do sistema de automação, é possível tornar mais simples operações como:

  •         geração e emissão de boletos;
  •         identificação de títulos;
  •         geração e emissão de notas fiscais;
  •         download e conciliação de valores.

O setor financeiro tem como função oferecer informações que sirvam de orientação para a equipe de vendas e as atividades de marketing que procuram captar clientes e melhorar as vendas.

A automação financeira gerencia informações ágeis e confiáveis. Um sistema com parâmetros definidos permite que certos dados sejam levantados com facilidade, como:

  •         clientes inadimplentes/adimplentes;
  •         vendas sazonais;
  •         rendimentos do período.

Quais são as vantagens da automação financeira?

As tendências inovadoras provocam transformações em todos os segmentos. É importante para a empresa adaptar-se para otimizar seu relacionamento com o mercado e para tornar mais fácil o trabalho da equipe interna. Os profissionais, a partir de um sistema automatizado, reduzem os riscos de erros humanos.

Vale lembrar ainda que conservar os dados sobre o cliente centralizados permite uma gestão mais precisa da carteira dos clientes e torna mais práticas as ações de cobrança e de concessão de crédito. Vamos considerar alguns benefícios da automação financeira:

automação financeira

Informações atualizadas

Um dos ganhos principais de um sistema de automação é a possibilidade de dispor, em tempo real, de informações atualizadas.

Os processos, os colaboradores e as atividades em uma integração sistêmica produzem resultados imediatos para fundamentar a análise do grupo gestor.

Redução da margem de erros

O sistema de automação mantém os dados por período ilimitado. Dessa forma, não é mais preciso recorrer a planilhas eletrônicas como a fonte mais importante de informação. Não que elas deixem de ser utilizadas, mas funcionam como um suporte. Elas estão mais sujeitas a erros por serem preenchidas de forma manual.

Melhorias de controle

Há mais autonomia para subsetores e profissionais com um sistema de automação. Não é preciso suspender o trabalho de um funcionário para a elaboração de apresentações e relatórios, entre outras coisas. O próprio sistema gera gráficos e relatórios de acordo com a pauta — basta criar parâmetros e fazer a configuração das informações que devem ser analisadas.

A automação financeira também facilita a integração com o sistema dos bancos e a conciliação bancária, o que permite verificar, com praticidade, possíveis valores divergentes em títulos de cobrança.

Segurança dos dados

São comuns as perdas de planilhas devido à queima de HD e deleções acidentais. Nem sempre o setor financeiro programa corretamente os backups.

Com a automação, a empresa conta com um sistema seguro para armazenar dados. Os backups são automáticos.

Outras vantagens

Podemos ainda citar benefícios como:

  •         equipe integrada;
  •         redução de despesas;
  •         integração de processos administrativos e financeiros;
  •         aumento da produtividade;
  •         análise confiável;
  •         agilidade no atendimento.

Enfim, a automação financeira ajuda a controlar da melhor forma o dinheiro da empresa. Um sistema integrado é o ponto de partida para a automação dos processos.

Quando falamos em finanças, pensamos logo em pagamentos. Por isso, aproveite para conferir quando você recebe o pagamento de compras feitas no cartão!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.