Entenda de uma vez por todas como funciona a automação financeira

Automação financeira é um recurso com muita capacidade para prestar assistência nos processos que lidam com números relacionados à receita e às despesas empresariais, ou seja, com o fluxo de caixa.

No texto que segue, vamos nos aprofundar mais nesse assunto. Veja em que consiste a automação financeira, as suas características e funcionamento, bem como as vantagens de investir nela!

O que é automação financeira?

A principal função da automação financeira é alinhar e padronizar processos, começando com as tarefas operacionais e dos recebimentos/pagamentos até a organização de um sistema de cobrança e a avaliação dos relatórios gerenciais.

A automação financeira permite que o registro dos negócios feitos e as informações sejam mais transparentes. Todos os setores ligados às finanças ficam integrados e, assim, se estabelece uma comunicação mais fluida e as atividades de rotina se tornam mais simples — tudo dentro de um sistema de pagamentos online.

Como a automação financeira funciona?

A automação financeira deve ser analisada com cuidado para envolver a maior quantidade possível de atividades manuais e sem centralização. A adoção da automação deve considerar mais que processos automáticos, disponibilizando opções para a inclusão e a análise de dados.

Após a implantação do sistema de automação, é possível tornar mais simples operações como:

  •         geração e emissão de boletos;
  •         identificação de títulos;
  •         geração e emissão de notas fiscais;
  •         download e conciliação de valores.

O setor financeiro tem como função oferecer informações que sirvam de orientação para a equipe de vendas e as atividades de marketing que procuram captar clientes e melhorar as vendas.

A automação financeira gerencia informações ágeis e confiáveis. Um sistema com parâmetros definidos permite que certos dados sejam levantados com facilidade, como:

  •         clientes inadimplentes/adimplentes;
  •         vendas sazonais;
  •         rendimentos do período.

Quais são as vantagens da automação financeira?

As tendências inovadoras provocam transformações em todos os segmentos. É importante para a empresa adaptar-se para otimizar seu relacionamento com o mercado e para tornar mais fácil o trabalho da equipe interna. Os profissionais, a partir de um sistema automatizado, reduzem os riscos de erros humanos.

Vale lembrar ainda que conservar os dados sobre o cliente centralizados permite uma gestão mais precisa da carteira dos clientes e torna mais práticas as ações de cobrança e de concessão de crédito. Vamos considerar alguns benefícios da automação financeira:

Informações atualizadas

Um dos ganhos principais de um sistema de automação é a possibilidade de dispor, em tempo real, de informações atualizadas.

Os processos, os colaboradores e as atividades em uma integração sistêmica produzem resultados imediatos para fundamentar a análise do grupo gestor.

Redução da margem de erros

O sistema de automação mantém os dados por período ilimitado. Dessa forma, não é mais preciso recorrer a planilhas eletrônicas como a fonte mais importante de informação. Não que elas deixem de ser utilizadas, mas funcionam como um suporte. Elas estão mais sujeitas a erros por serem preenchidas de forma manual.

Melhorias de controle

Há mais autonomia para subsetores e profissionais com um sistema de automação. Não é preciso suspender o trabalho de um funcionário para a elaboração de apresentações e relatórios, entre outras coisas. O próprio sistema gera gráficos e relatórios de acordo com a pauta — basta criar parâmetros e fazer a configuração das informações que devem ser analisadas.

A automação financeira também facilita a integração com o sistema dos bancos e a conciliação bancária, o que permite verificar, com praticidade, possíveis valores divergentes em títulos de cobrança.

Segurança dos dados

São comuns as perdas de planilhas devido à queima de HD e deleções acidentais. Nem sempre o setor financeiro programa corretamente os backups.

Com a automação, a empresa conta com um sistema seguro para armazenar dados. Os backups são automáticos.

Outras vantagens

Podemos ainda citar benefícios como:

  •         equipe integrada;
  •         redução de despesas;
  •         integração de processos administrativos e financeiros;
  •         aumento da produtividade;
  •         análise confiável;
  •         agilidade no atendimento.

Enfim, a automação financeira ajuda a controlar da melhor forma o dinheiro da empresa. Um sistema integrado é o ponto de partida para a automação dos processos.

Quando falamos em finanças, pensamos logo em pagamentos. Por isso, aproveite para conferir quando você recebe o pagamento de compras feitas no cartão!

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.