Entenda o que é Erro 51 nas compras com cartão

No dia a dia dos estabelecimentos, as transações via cartão costumam demorar poucos segundos para serem aprovadas. No entanto, alguns impasses podem surgir e dificultar a conclusão da venda. Os comerciantes que oferecem essa modalidade de pagamento certamente já se depararam com o famoso Erro 51.

Quando essa sinalização aparece no ato do pagamento via cartão é comum o cliente ficar apreensivo. Apesar do Erro 51 ser o mais comum nesse tipo de operação, é fundamental que o empreendedor saiba como orientar os consumidores nesses casos, evitando que eles fiquem em uma situação incômoda.

Na sequência deste artigo, vamos explicar o que é o Erro 51 nas compras com cartão e o que é preciso fazer para solucionar essa ocorrência. Confira!

Saiba o que é Erro 51

Durante as transações via cartão é comum surgir alguns erros que dificultam a conclusão da compra. Para cada ocorrência sinalizada durante a tentativa de adquirir um produto ou serviço existe um motivo específico e uma forma de resolução.

O código Erro 51 geralmente aparece quando a instituição financeira emissora do cartão não autoriza a compra por algum motivo. As causas mais comuns para esse problema acontecer são limite do cartão excedido ou quando a transação é caracterizada como suspeita. A mensagem que o estabelecimento recebe nesses casos costuma ser a seguinte: “Transação negada ou venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão.”

Apesar dos motivos citados serem os mais recorrentes para o surgimento do Erro 51, existem outras situações que podem levar ao aparecimento deste código nas compras com cartão, como listamos abaixo.

  • O cartão de crédito venceu. Sempre verifique a data de validade impressa na frente do seu cartão;
  • Há suspeitas de fraudes em sua conta;
  • Faturas em atraso que precisam ser quitadas para liberação de novas compras;
  • Emissora do cartão encerrou as atividades. Nesse caso, a empresa tem que avisar o cliente com antecedência.

O que fazer para solucionar esse problema?

Quando o cliente recebe a notícia de que a compra com cartão não foi aceita devido ao Erro 51, vários sentimentos surgem, como dúvida, apreensão e um certo constrangimento. Mas, não é preciso ficar nervoso, pois essas situações são comuns em todos os estabelecimentos comerciais. 

Erro 51

O primeiro passo para resolver a situação é tentar realizar a operação novamente. Se o Erro 51 persistir, o cliente deve optar por outra forma de pagamento, como dinheiro. Caso não seja possível, é recomendado adiar a compra e tentar solucionar esse impasse com a emissora de cartão.

A forma mais rápida de saber o que está acontecendo é ligando na Central de Atendimento do seu cartão. O comerciante deve orientar os seus clientes sempre que algo do tipo acontecer no seu negócio. Dependendo da causa, o operador poderá solucionar o problema na hora. Mas, se a falha tiver relação com falta de saldo ou limite estourado, o cliente terá que resolver essas questões antes de voltar a fazer a compra.

Explicamos no artigo de hoje o que é o Erro 51 nas compras com cartão e como os consumidores e comerciantes devem agir quando se depararem com esse problema. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o tema e confira também em nosso blog o post que mostra como a gestão de vendas ajuda a evitar fraudes em seu negócio.

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.