Fidelizar o cliente: como melhorar o atendimento no varejo.

 

O varejista sabe a importância de fidelizar o cliente. É para atendê-lo que você e seus funcionários se levantam todos os dias. Fornecendo produtos e satisfazendo suas necessidades é que você sustenta sua família.

Mais que atrair novos consumidores, é preciso cuidar do cliente para torná-lo fiel. Investir em treinamento, tecnologia e transmissão de valores, a fim de garantir que ele seja tratado de forma especial e atenciosa.

O cliente deve se sentir muito bem em seu estabelecimento, mas não somente isso: ele deve ter os seus problemas resolvidos. É justamente isso que vai garantir consumidores fiéis, que pensem em sua loja como um lugar em que se pode confiar, um porto seguro para a resolução de seus problemas.

Continue esta leitura e descubra nossas dicas de como melhorar o atendimento no varejo!

Cultive a filosofia de Sucesso do Cliente

Sucesso do Cliente é uma filosofia que deve estar presente em todas as áreas de uma empresa; na divulgação, nas vendas, na entrega, no pós-vendas, etc.

Não se trata de deixar o cliente feliz. Isso é muito importante, sem dúvida, mas o que fideliza um cliente de verdade é a percepção do seu sucesso, ou seja: a empresa deve estar focada em entregar soluções que efetivamente resolvam o problema daquele consumidor.

De nada adianta uma pessoa ser extremamente bem tratada, mas, por exemplo, ser aconselhada a levar um material hidráulico que não sirva aos propósitos da sua obra. O que acontece nesse caso? As chances são grandes que ele procure outro estabelecimento, em busca de uma coisa somente: ver o seu problema resolvido.

Portanto, é essencial conhecer essa filosofia e aplicá-la em todos os departamentos do seu varejo. Desde o rapaz da entrega até o mais alto gerente, todos devem ter o mesmo foco: resolver o problema do cliente.

Busque diferenciação

No varejo, por exemplo, a concorrência vem de todos os lados. Do shopping center, da grande rede, do pequeno comerciante na rua ao lado, da internet e dos novos players. Todos eles também querem fidelizar o cliente!

Nesse cenário, destacar-se é imperativo. Como oferecer ao seu cliente algo único, que ninguém mais oferece? Responder a tal pergunta exige, em primeiro lugar, que você conheça a fundo seu cliente. Invista em formas inteligentes de cadastro, a fim de conhecer melhor o perfil dos seus consumidores, de forma a entender como você pode adequar seus produtos e seu atendimento às necessidades dessas pessoas.

Além disso, conhecer melhor seu cliente permite que você ofereça a ele uma experiência de compra singular. Desde a fachada da sua loja, passando pelo layout até o contato com os vendedores; tudo deve ser pensado de forma a diferenciar seu atendimento e entregar uma experiência positiva e única para quem visita seu estabelecimento.

Não se esqueça de manter contato com seus clientes. Invista em um serviço de pós-venda e busque entender se ele está satisfeito e o que é possível fazer para melhorar o atendimento. Crie um programa de fidelização e comunique-o a sua base de consumidores. Faça promoções exclusivas e invista em divulgação.

Invista em treinamento

Qualidade no atendimento é essencial. Educação e cortesia são obrigatórios e devem ser cobrados constantemente. Ao entrar na sua loja, o cliente não está fazendo favor a ninguém. Infelizmente, o entendimento inverso é muito comum de se ver no Brasil.

Outro problema recorrente é a dificuldade de muitos estabelecimentos, desde o primeiro atendente até o gerente da loja, em focar na resolução do problema de um cliente.

Ninguém paga os outros para ter problema, e sim para ter solução. Porém, é muito comum alguém comprar determinado produto, verificar algum  defeito e, ao procurar o loja novamente, ser atendido com displicência e não ter o seu problema resolvido. Tudo isso gera insatisfação, o que resulta em menos clientes.

A solução para fidelizar o cliente está em fazer treinamentos. Invista em capacitação, aprofunde técnicas de comunicação e resolução de problemas, comunique-se bem dentro da empresa para que seus funcionários comuniquem-se bem com os consumidores. Dissemine a filosofia do Sucesso do Cliente.

Invista em tecnologia

Um dos entraves para melhorar o atendimento é a falta de planejamento e gestão. Muitas vezes, os processos administrativos são feitos no atropelo, de forma manual ou com planilhas pouco inteligentes. O resultado disso é que sem gestão, não há planejamento, e sem planejamento não há foco no que realmente importa. Você e seus funcionários vão passar a vida somente apagando incêndios.

Para melhorar sua gestão, invista em tecnologia e automação. Busque identificar os processos que podem ser melhorados e pesquise soluções no mercado. Elas costumam ser mais acessíveis do que você imagina.

Um bom exemplo é o controle das suas vendas no cartão, um processo repetitivo, demorado e sujeito a erros. Porém, há diversos sistemas de conciliação automática de cartões que podem ajudá-lo a economizar dinheiro e liberar tempo e pessoal para focar no que realmente importa: fidelizar o cliente.

 

Esta é apenas uma das dicas que damos constantemente em nosso Blog. Continue acompanhando, conheça nossa solução e descubra por que automatizar a conciliação das vendas na sua empresa.

 

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