Gestão de vendas em PMEs, muda alguma coisa?

 

O planejamento é o primeiro passo para obter sucesso em um empreendimento. Além de pensar em termos de planejamento estratégico, também é importante desenvolver os processos necessários para a execução do mesmo. E, para fazer tudo certo, é preciso dar a devida atenção à gestão.

Entre as áreas mais importantes a gerenciar, podemos citar a financeira e a comercial. Hoje, vamos entrar no detalhamento das características da gestão de vendas. Será que há algo diferente na gestão financeira de pequenas empresas?

Gestão Comercial

A gestão comercial é responsável por executar o planejamento operacional e relacionado aos objetivos estratégicos da companhia. Metas de vendas, oportunidades de negócios, parcerias, entre outras possibilidades são alvo da gestão de vendas.

Aqui, também entram em jogo outros aspectos, como conciliar as vendas com cartão de crédito, gerenciar as taxas de descontos, pensar em novas oportunidades de negócios e etc. Mas como melhorar a gestão de vendas da sua companhia?

Dicas para gestão de vendas

#01 Conheça seus clientes

Em empresas menores, é mais fácil entender o universo do cliente. Os contatos são mais próximos e, às vezes, inclusive o universo onde cada companhia desenvolve suas atividades é compartilhado. Conhecer o perfil do cliente é fundamental para uma gestão de vendas eficiente.

A dificuldade não está necessariamente relacionada a obter informações dos clientes e sim em ter tudo organizado. Com um aplicativo de automação de recebimentos, você libera tempo para submergir nas necessidades dos clientes e atendê-lo da melhor maneira.

#02 Sua equipe comercial conhece sua empresa?

Ainda que possa ser surpreendente, não é raro que as equipes de vendas não estejam totalmente alinhadas com a missão, valores e a própria visão de negócio de sua companhia. Os produtos precisam ser profundamente conhecidos e, mais do que o que o serviço ou produto faz, é preciso saber mostrar o valor agregado de suas propostas.

#03 Pipeline: sob controle?

O Pipeline, também conhecido como funil de vendas, é um tipo de roteiro, com etapas pelas quais os prospectos passam: em outras palavras, trata-se do ciclo de vendas de um canal em particular. Os clientes – ou futuros clientes – podem ser categorizados de acordo com estas etapas.

Por exemplo, um lead é uma pessoa que já demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço e que forneceu dados (e-mail, telefone, entre outros) à empresa e a mesma já entrou em contato com ele. O funil depende de três preceitos:

  1. Definição do ciclo e das etapas em todos os canais de vendas;
  2. Escolha da ferramenta que será usada na gestão de vendas;
  3. Uso efetivo dessa ferramenta.

Toda companhia tem um ciclo de vendas particular. Nos casos das pequenas e médias, esse processo pode ser um pouco mais curto. Mesmo assim, independente da complexidade do fluxo, é fundamental contar com ferramentas que permitam a visualização global para permitir ações corretivas pontuais.

Por exemplo, como ver tudo o que foi vendido em um só lugar? Uma interface prática e visual facilita inclusive verificar quais foram as vendas com cartão de crédito, com débito, cash ou boletos.

Organização é a chave do sucesso para qualquer empresa, de qualquer porte e segmento. Aqui na Concil, nos colocamos no lugar dos clientes para entender suas reais necessidades e proporcionar ferramentas que efetivamente solucionem suas dificuldades. Achou interessante? Entre em contato conosco e podemos conversar melhor sobre como melhorar a performance de sua empresa!

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.