Gestão de vendas na Black Friday: 4 dicas para evitar fraudes

Uma das datas comerciais mais esperadas do ano está chegando, a Black Friday. Há algum tempo, as promoções da última sexta-feira de novembro vêm disputando a atenção dos consumidores com o Natal, considerada a maior fase de movimentação no comércio brasileiro.

Segundo dados divulgados pela Boa Vista SCPC, com abrangência nacional, em 2018, as vendas do comércio na Black Friday cresceram 4,7% em relação a 2017, superando a projeção feita pela empresa que previa uma alta de 4,5%. Esse levantamento contempla as vendas realizadas durante a “semana Black Friday”, começando na terça-feira pré-ação e terminando no sábado. Somente na sexta-feira, o crescimento das vendas foi de 5,9% em relação a 2017, de acordo com o órgão.

Com tantos dados positivos e uma grande expectativa por parte dos consumidores, o desafio das empresas é, além de criar promoções atraentes, aplicar uma gestão de vendas eficaz, prática e segura.

Parte importante desse processo de gestão de vendas tem a ver com as possíveis fraudes que atingem o setor durante a Black Friday. Se você não se atentou a esse ponto, saiba que ainda dá tempo de proteger a sua loja. A seguir, listamos 4 dicas para evitar fraudes na Black Friday com uma gestão de vendas de qualidade. 

1. Utilize as ferramentas de repetição

A Black Friday é um momento em que as vendas das lojas aumentam consideravelmente, principalmente no comércio eletrônico. Por conta dessa movimentação fora do comum, é importante que a gestão de vendas das marcas seja ainda mais cautelosa.

Por isso, utilizar as ferramentas que verificam repetições de transações é uma estratégia importante. Com elas, é possível identificar padrões fraudulentos em sua loja, evitando que ataques desse tipo possam comprometer suas conversões durante a Black Friday.

gestão de vendas

2. Fique de olho no Pishing

É comum que as fraudes se intensifiquem durante a Black Friday, afinal os consumidores acabam se atentando mais aos preços do que a segurança da loja. Por conta desse descuido, o phishing acaba se tornando um dos grandes vilões da gestão de vendas. O phishing é uma das principais fraudes eletrônicas que tem como foco captar dados pessoais, senhas e dados financeiros de terceiros, seja por e-mail, ataques ao servidor ou URLs falsas. 

Para que o seu negócio não sofra com essa fraude, a dica é adotar ferramentas que ajudam a mapear a concorrência e também a verificar se há alguém utilizando de forma indevida o nome do seu estabelecimento ou até mesmo fazendo o desvio das suas vendas para outra localidade. Claro que a atenção dos clientes com a segurança também é fundamental para que ninguém passe por dores de cabeça durante a Black Friday.

3. Adote um bom sistema de gestão de vendas e recebimentos

Outra dica importante para evitar fraudes na Black Friday tem a ver com a adoção de um bom sistema de gestão de vendas e recebimentos que será o seu aliado não apenas nesta data comercial, mas durante todo o ano.

Por meio dessas plataformas automatizadas e totalmente seguras, o seu negócio conseguirá eliminar as fraudes por meio do controle rápido e em tempo real de todos os cancelamentos e chargebacks da operação. Além disso, boas soluções ajudam a sua empresa a eliminar cerca de 99% dos erros e descontos indevidos em seus recebimentos das vendas com cartão, garantindo uma gestão ágil, prática e segura.

4. Tokenização

Uma das maneiras de diminuir as fraudes durante a Black Friday ainda é novidade no mercado em geral, mas é uma solução interessante para a sua empresa analisar: a tokenização. 

Hoje, é possível capturar os dados do cliente por meio de comandos de tokenização modernos e sofisticados, ajudando as lojas na identificação do consumidor e na verificação se ele é de fato o proprietário do cartão utilizado na compra.

Você conferiu no artigo de hoje 4 dicas para evitar fraudes na Black Friday com uma boa gestão de vendas e muita atenção na segurança de dados. Se você gostou e quer continuar aprendendo sobre esse tema, não deixe de acompanhar as futuras publicações do nosso blog.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.