Alguns procedimentos do universo corporativo costumam apresentar semelhanças e causar dúvidas nos profissionais, como a gestão financeira e a gestão de vendas. Apesar de serem atividades com algumas características em comum, como o fato de estarem muito próximas dos recursos econômicos de uma companhia, a gestão de vendas e a gestão financeira desenvolvem suas tarefas diárias de formas muito diferentes.
Nas empresas, o gestor costuma ser o profissional responsável por tomar as melhores decisões, definindo quais ações são prioritárias, onde colocar as energias e como incentivar o desenvolvimento de planejamentos estratégicos. Mas, especificamente em relação às vendas ou finanças de uma companhia, quais atividades caracterizam as diferentes áreas? Qual gestão é a mais importante?
Se essas são dúvidas que você também tem em relação ao seu negócio, descubra na sequência deste artigo o que é mais relevante para as empresas: gestão financeira ou de vendas? Não perca!
Entenda o que é gestão financeira
Para identificar qual atividade é mais importante para o seu negócio, é preciso, primeiro, conhecer cada um dos tipos de gestão e suas propostas práticas. Começando pela gestão financeira, podemos dizer que ela é a responsável por administrar o capital da companhia, ou seja, os recursos financeiros disponíveis e dedicados a fazer com que uma organização funcione. Deste modo, a gestão financeira acompanha desde os investimentos até o pagamento de contas.
O gestor que se dedica a essa área realiza o acompanhamento dos lucros, os empréstimos, o capital disponível e decide como fazer o melhor uso do dinheiro. As transações financeiras precisam ser aprovadas por esse profissional antes de serem efetivadas, inclusive a escolha de investir em mais profissionais, infraestrutura, entre outras questões.
Conheça alguns dos desafios dessa gestão
De uma maneira geral, a gestão financeira tem como meta central fazer com que a empresa seja sustentável. Para isso, é preciso administrar com perfeição todas as contas a pagar, saber quais foram as vendas no cartão de crédito e lidar com a conciliação dos cartões. Assim, tudo fica registrado e é possível ter uma visão global da saúde financeira da companhia.
Todo o controle de tributos, pagamento de taxas e prestações frente à Receita Federal são de responsabilidade da gestão financeira. Para melhor desenvolver suas atividades, é fundamental contar com ferramentas que facilitem a rotina da administração financeira, como soluções capazes de conciliar de forma automática toda a parte contábil, por exemplo.
E a gestão de vendas, como funciona?
Diferentemente da gestão financeira, a gestão de vendas é a parte que fica responsável por administrar todas as negociações, contatos com os clientes, geração de leads, prospects e inclusive estar mais próxima do que a companhia oferece como produto ou serviço. Nessa atividade, a principal incumbência é assegurar a permanente criação de novas oportunidades de negócios para a companhia.
Por isso, podemos dizer que na gestão de vendas o mais importante é gerar lucros. Como isso será feito, é uma escolha de cada gestor. Mesmo assim, todas devem desenvolver um plano de ação que permita que a captação funcione de maneira correta e que o negócio encontre sempre saídas para escoar suas propostas.
Desenvolver as políticas de preços, o plano de parcelas das vendas no cartão de crédito, coordenar a equipe de vendas e orientar os serviços à excelência são algumas das ações. O departamento comercial é quem faz o contato com o cliente e, por isso, precisa conhecer profundamente os produtos ou serviços e ser capaz de transmitir isso ao público-alvo.
Como apresentado no artigo, tanto a gestão financeira quanto a gestão de vendas são responsáveis por atividades importantíssimas para o desenvolvimento de todas as empresas. Ter essas duas estratégias como aliadas do seu negócio é fundamental para alcançar o sucesso.
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