A importância de realizar a gestão de recebíveis da sua empresa

Para que os negócios de todos os segmentos e portes consigam se manter ativos e competitivos no mercado é preciso ter um controle assertivo de áreas estratégicas da operação. A gestão de recebíveis é uma dessas tarefas que exige uma atenção diferenciada dos empreendedores. 

Por mais que a rotina seja repleta de atividades e decisões, o empresário precisa destinar um tempo para analisar a gestão de recebíveis, do contrário a saúde financeira do seu negócio pode ficar comprometida. O interessante é que hoje já não é necessário realizar o controle dos recebíveis de forma manual, que demanda bastante tempo, pois existem ótimos softwares que realizam esse processo de maneira automatizada e segura.

Se você quer conhecer mais sobre a gestão de recebíveis e a importância dessa atividade para o progresso da sua empresa, continue acompanhando esse artigo para esclarecer as suas principais dúvidas sobre o tema.

Entenda o que é a gestão de recebíveis

Uma das modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros é o cartão de crédito ou débito. Para atender as preferências do seu público, as empresas adotam essa forma de pagamento nas operações, muitas vezes trabalhando com diferentes operadoras. 

Com isso, a companhia passa a receber das adquirentes informações sobre as movimentações realizadas no mês. Os dados são utilizados pelos empresários como base de conferência para ver se tudo o que entrou foi realmente pago e se as taxas e aluguéis condizem com o que foi acordado. Esse processo é chamado de gestão de recebíveis. 

Vale ressaltar que cada adquirente tem os períodos definidos para enviar ou disponibilizar a emissão dos dados para essa conferência. Quando o empresário trabalha com mais de uma operadora, ele acaba ficando dependente das informações e prazos das empresas para checar as entradas do seu negócio.

Para ter uma análise detalhada das movimentações da empresa, os empreendedores devem ter em vista o prazo que demora para receber o pagamento de cada um dos meios utilizados e o valor líquido desses pagamentos, contemplando as taxas e aluguéis envolvidos. Essa é uma atividade muito importante e que influencia diretamente na tomada de decisão do negócio.

gestão de recebíveis

Saiba como realizar a gestão de recebíveis de forma eficaz em sua empresa

Para não ter dores de cabeça no futuro envolvendo as contas da empresa, é importante que o empreendedor realize de forma segura a gestão de recebíveis. Com os softwares especializados, todo o processo é automatizado e a companhia não precisará mais se preocupar com dados inconsistentes, falhas nas análises, atrasos e fraudes. 

Ao adotar um sistema de gestão de recebíveis de qualidade, o empresário poderá se dedicar a outras áreas estratégicas do negócio, além de ter acesso a muitas vantagens, como:

  • Redução do tempo investido no processo de conciliação manual e seus custos operacionais;
  • Melhorias na gestão dos recebíveis;
  • Maior segurança e integridade das informações, ajudando a reduzir os riscos operacionais e perdas financeiras da empresa;
  • Integração com diversas operadoras;
  • Suporte para tomada de decisões estratégicas com base no controle dos recebíveis.

No artigo de hoje, mostramos a importância de realizar a gestão de recebíveis em sua empresa e também indicamos a automatização desse processo para que as análises sejam mais seguras, rápidas e consistentes. 

Quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema? Aproveite e veja também em nosso blog o post que explica como funcionam as taxas de cartão.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.