LGPD: o que é e o que vai mudar para meu negócio online?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi publicada em 15 de agosto de 2018. Ela representa um desafio a empresas de diversos segmentos.

Ela está em vigor desde agosto de 2020 e sua função é regulamentar o tratamento dado pelas empresas aos dados pessoais dos clientes.

Vale ressaltar que essa lei é uma grande conquista para o consumidor, que terá uma legislação específica para garantir a segurança de informações importantes relacionadas principalmente à sua vida financeira. Vamos analisar como essa lei afeta as empresas brasileiras, especialmente o varejo eletrônico. Confira!

O e-commerce e a LGPD

A LGPD também afeta o varejo eletrônico. Basicamente, ele deverá seguir os mesmos passos que as empresas convencionais.

As plataformas e-commerce e que captam dados dos consumidores nas redes sociais devem submetê-los a uma política de tratamento, pois serão responsáveis pelo armazenamento, processamento e utilização dos dados.

Consequentemente, todo e-commerce deverá ajustar às diretrizes da LGPD os sistemas de captação e compartilhamento de dados conforme uma dinâmica segura e transparente para os consumidores.

As empresas, físicas ou virtuais, terão a obrigação de informar aos clientes qual será a utilização dos dados cadastrados e com qual objetivo. O consumidor pode ou não aceitar a decisão da empresa, ou seja, ele pode solicitar que ela não faça uso de seus dados, mas que os delete de seu sistema.

Os primeiros passos

Antes de tudo, as empresas, principalmente as varejistas, realizam um mapeamento dos dados internos e as fontes de informações que são utilizadas.

Em uma análise mais detalhada, pode ser identificada uma quantidade de dados muito maior que uma análise mais superficial possa indicar.

LGPD

A governança dos dados

Também é preciso definir um processo de governança dos dados para que a apresentação desses dados aos consumidores seja realizada com mais agilidade e segurança.

A organização deve garantir que todas as bases de dados mantenham integração entre si. Assim, se o cliente desejar modificar alguma informação, não haverá erros.

Alterações e processos devem ser uma preocupação para os donos de grandes lojas do varejo, inclusive eletrônicas. Elas exibem diferentes marcas, um legado amplo e, consequentemente, correm riscos maiores de misturar as informações.

Esses processos são iniciais e, a partir deles, há outras ações que devem ser desenvolvidas. As alterações nos processos internos e no sistema de informação podem assegurar um diagnóstico inicial mais ágil a fim de que o negócio consiga cumprir a LGPD dentro de um programa eficaz.

As políticas de privacidade

Os negócios online deverão modificar suas políticas de privacidade para que fiquem em conformidade com a LGPD.

As empresas virtuais precisarão, portanto, revisar suas estratégias. O setor de varejo no e-commerce será um dos mais afetados, pois trabalha com um volume elevado de informações do público consumidor, como nome, endereço, dados de cartões de crédito e assim por diante.

A LGPD determina que a empresa só terá o direito de utilizar cookies e outras ferramentas para coletar informações pessoais se os consumidores autorizarem.

Uma desvantagem é que, diante dessas limitações, ficará mais difícil para as lojas virtuais disponibilizarem ofertas e produtos de acordo com o perfil do consumidor.

Mas não é preciso se preocupar! Seguindo as orientações, você conseguirá se adequar à LGPD. Foque principalmente na governança de dados e nas políticas de privacidade. Uma solução para agilizar os processos é aplicar tecnologias e recorrer a profissionais com conhecimentos suficientes para dar cumprimento às novas regulamentações.

O que pensa sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais? Acha que seu impacto sobre o e-commerce será muito intenso? Aproveite para saber mais sobre detalhes do comércio eletrônico — veja 3 formas de fraude no e-commerce que você precisa conhecer!

 

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