Novas funcionalidades do pix para 2021

As novas funcionalidades do PIX, o meio de pagamento eletrônico lançado no Brasil em outubro de 2020, já foram oficialmente apresentadas pelo Banco Central. O mercado e os clientes aguardam a disponibilidade dessas ferramentas, que vão agilizar muito a vida de todos os usuários, seja pessoa física, seja pessoa jurídica.

Os novos recursos prometem aumentar o nível de segurança e oferecer mais agilidade nas transações. Além disso, as empresas poderão depositar os salários dos funcionários com facilidade, sem necessidade de fazer os custosos DOCs ou TEDs.

Se você quer saber quais são essas novas e modernas funcionalidades do PIX programadas para este ano, confira o artigo!

A integração com a agenda de contatos do celular virá em breve

Haverá integração dos aplicativos das instituições bancárias e financeiras que oferecem o PIX com a lista de contatos gravada nos smartphones em 2021. Esse recurso vai facilitar a identificação dos usuários que estão entre os contatos e que possuem o telefone celular como chave PIX. Na prática, será possível ver as pessoas da agenda que são cadastradas no PIX e fazer transações com elas mais facilmente.

O saque em dinheiro poderá ser realizado pelos usuários do PIX

Os especialistas do mercado financeiro já anunciaram que uma das próximas funcionalidades do PIX a ser disponibilizada em 2021 é o saque em dinheiro. O chamado Saque PIX vai permitir que o consumidor tenha mais uma opção para obter seus recursos.

Essa possibilidade vai facilitar bastante a vida de lojistas e comerciantes em geral para a gestão do caixa do negócio. O usuário poderá realizar o saque em lojas físicas credenciadas, como redes varejistas nacionais. No caixa, a pessoa vai usar sua chave PIX ou o QR code para sacar.

funcionalidades do pix

O estorno rápido em caso de fraude está entre as novas funcionalidades do PIX

Tudo indica que a segurança em caso de suspeita de fraude ou mesmo de falha operacional vai aumentar. Isso porque uma das novas funções do PIX será a devolução ágil do dinheiro pela instituição financeira recebedora quando houver algum tipo de suspeita nos sistemas. Atualmente, esse estorno pode levar vários dias, gerando insatisfação da parte dos clientes.

A conta salário poderá ser depositada pela empresa no PIX

O pagamento dos salários de funcionários de empresas de maneira instantânea será uma das novas funcionalidades do PIX em 2021. Isso significa que as empresas não precisarão mais se preocupar em fazer DOC ou TED para os empregados. Cada funcionário cadastrado no sistema também poderá transferir os recursos da sua conta-salário para outras contas sem pagar taxas.

O iniciador de pagamentos do PIX vai autorizar transações entre instituições

Outra das funcionalidades do PIX prometidas para este ano é o chamado iniciador de pagamentos. Trata-se de um serviço por meio do qual a empresa autoriza uma transação entre duas instituições em nome do usuário. Um exemplo está no pedido de um lanche por delivery. O iniciador de pagamentos PIX pode realizar a transferência diretamente da conta do usuário para a conta do restaurante.

Essas são as novas funcionalidades do PIX anunciadas pelo Banco Central para o ano de 2021. São cada vez mais os motivos que vão levar pessoas e empresas a aderir ao sistema, deixando para trás os tradicionais DOC e TED. A economia é uma das principais vantagens do PIX, sem falar na agilidade das transações.

Você ainda está em dúvida sobre as vantagens do PIX? Então, confira agora uma comparação entre cartões, voucher e PIX — e saiba qual é o mais interessante para você.

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.