O que é conciliação de cartão e por que conciliar?

Se quiser saber ainda mais sobre conciliação de cartão, assista ao vídeo:

Por muito tempo, quando falávamos em conciliação logo vinha a mente algum problema de relacionamento entre pessoas e empresas. Essa ação tinha como foco encontrar um acordo amigável entre as partes envolvidas. Os tempos mudaram e hoje existe uma importante tarefa corporativa que recebe o nome de conciliação de cartão.

Mas, ao conhecer essa estratégia é comum os empreendedores ficarem com dúvidas sobre o que é e como funciona a conciliação de cartão. De forma resumida, podemos dizer que a conciliação no mundo empresarial consiste na validação de informações em comum entre duas ou mais bases de dados considerando sempre uma partida (base principal) e uma contrapartida (base de comparação). 

Para entender melhor o que é a conciliação de cartão e por que as marcas devem começar a conciliar o quanto antes, não perca na sequência deste artigo as dicas que reunimos sobre o tema. 

Saiba qual a proposta da conciliação de cartão

Uma das formas mais eficazes de demonstrar o poder de uma estratégia é por meio de bons exemplos, então vamos trazer a conciliação de cartão para um universo mais próximo de todos os brasileiros. Imagine que você está com a fatura do seu cartão de crédito em mãos, onde tem todas as compras efetuadas no referido mês. Você também tem em mãos seus cupons fiscais para confrontar se o que está na fatura é o que realmente gastou. 

Neste momento, você já está fazendo uma conciliação de cartão, ou seja, você está comparando se todos as compras que você fez no mês estão sendo cobradas e se os preços cobrados estão mesmo corretos.

Esse é um exemplo de como fazer a conciliação de cartão com as finanças pessoais. Mas, o cenário se torna um pouco mais complexo quando nos voltamos para as empresas. Durante um mês, são transacionados centenas e milhares de reais nas companhias, e verificar manualmente todas essas movimentações é uma tarefa bastante árdua. A melhor forma de obter resultados seguros nessa análise é através de um processo que contempla três conciliações: venda, recebimento e bancária, como veremos a seguir.

conciliação de cartão

Conheça a conciliação de venda

A conciliação de venda consiste em confrontar as informações contidas no sistema de vendas das empresas com o extrato enviado pelas operadoras de cartão. O resultado dessa análise levará ao acompanhamento de todas as transações realizadas no dia anterior, alimentando com dados estratégicos a conciliação de cartão do seu negócio.

Veja como funciona a conciliação de recebimento

A conciliação de recebimento consiste em confrontar as informações registradas e projetadas no extrato de venda das operadoras com o extrato de pagamento das próprias empresas de cartão, evidenciando o recebimento de cada transação projetada. O resultado da conciliação de pagamento permite apurar todas as evidências.

Entenda o papel da conciliação bancária

Já a conciliação bancária tem como objetivo confrontar as informações contidas no extrato de pagamento das operadoras de cartão com o extrato de recebimento dos bancos. O resultado da conciliação de recebimento informa possíveis divergências nos valores recebidos em conta, em relação aos valores informados pelas operadoras nos extratos de pagamento detalhados.

Nesse processo importante para a conciliação de cartão, é possível encontrar 4 possíveis divergências. São elas: 

  • Cancelamentos;
  • Vendas em duplicidade;
  • Vendas não registradas;
  • Aluguel da máquina ou taxas diferentes das acordadas com a adquirente.

O que estiver divergente nesse levantamento precisa ser verificado separadamente. Um exemplo de inconsistência é a empresa ter um comprovante de cartão de crédito ou débito que não foi registrado em seu sistema, neste caso, o gestor deve checar uma possível falha da sua equipe interna.

Como vimos, a conciliação de cartão é muito importante para termos visibilidade dos recebíveis e para minimizar prejuízos financeiros, tratando os riscos de perdas e prejuízos antecipadamente. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, baixe gratuitamente o nosso Guia Definitivo da conciliação de cartões e aprenda a fazer a gestão assertiva dos recebimentos da sua empresa.

conciliação de cartão

Comentário no facebook

Comentários no Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.