O que é importante saber antes de fazer um empréstimo para meu negócio?

Se você tem o sonho de empreender, pesquisou sobre sua área de atuação e desenvolveu um planejamento para seu negócio, falta apenas conseguir o investimento. Nesse momento, talvez tenha que recorrer a um empréstimo.

A solução também se apresenta em outras situações. Como quando você programou um novo produto ou quer adotar uma nova tecnologia em seus processos. Entretanto, é preciso ter cuidado com a iniciativa.

Que tal descobrir alguns pontos importantes antes de fazer a solicitação? Continue a leitura deste artigo para saber o que levar em conta para que o processo corra bem!

Tenha um bom plano de negócio

Antes de começar a olhar possibilidades de empréstimo, tenha um plano de negócios consistente e bem estruturado. Registre todas as suas atividades, funções da equipe e recursos necessários.

Com ele, você entenderá melhor o que precisa em termos de valor e como a empresa usará esse dinheiro. Assim, você conseguirá avaliar melhor a sua verdadeira necessidade de capital e não passar dos limites na hora de solicitar o dinheiro junto à instituição bancária.

Faça planos para o dinheiro

Antes de pedir pelo empréstimo, o ideal é que você faça planos consistentes para ele. É fundamental prever etapas de investimento inicial, custo operacional, capital de giro e demais variáveis e despesas.

E o mais indicado é que esse dinheiro seja aplicado em projetos que gerem receita. Assim, o resultado contribuirá para que você pague as parcelas até quitar o valor de vez. Evite, de qualquer maneira, direcionar a quantia para cobrir folhas de pagamento e outras despesas operacionais, a menos que seja em uma situação emergencial.

empréstimo

Escolha o melhor empréstimo para seu negócio

Existem várias opções e linhas específicas de empréstimos. Hoje, a variedade é tanta, que você encontra até mesmo programas especiais para a sua área de atuação.

Portanto, é fundamental escolher com calma. Verifique as modalidades que se encaixam em seu perfil, observe as taxas com cuidado e pergunte a respeito de todas as garantias que são de direito do cliente. Dessa forma, você tem cobertura para a operação e controla bem seus prazos para devolver a quantia.

Uma linha de crédito 100% digital, por exemplo, pode ser uma grande ideia. Por exemplo, o Empréstimo Inteligente do Concil Banking. Trata-se de uma proposta descomplicada e com parcelas flexíveis, de forma que você pode acompanhar tudo por meio on-line.

Tome cuidado para não se arriscar demais

O ideal é que você faça um empréstimo que não comprometa mais do que 20% do seu fluxo de caixa anual. Essa recomendação é ainda mais importante para empresas novas no mercado, que ainda têm um longo caminho a percorrer antes da estabilização.

Outra dica importante é não misturar o dinheiro destinado ao empreendimento com aquele que é para seu uso pessoal. Do contrário, a dívida pode ficar grande e causar prejuízos. O empréstimo deve ser uma solução para seu problema, e não o caminho para outro ainda maior.

Fazer um empréstimo é uma ação importante, quando realizada no momento certo. Desde que você tenha consciência a respeito do uso do dinheiro, pode ter certeza de que ele será um incentivo e tanto para o seu negócio deslanchar.

Precisa de mais dicas para impulsionar o crescimento da sua companhia? Aproveite e confira como ter um bom controle da movimentação financeira da empresa!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.