O que é Pix e como será a Conciliação dele no Concil Card?

O que é Pix?

O Pix é um novo meio de pagar, transferir e receber, desenvolvido pelo Banco Central, que passa a valer a partir de 16/11/2020 e mudará a forma como pessoas e empresas realizam transações. Nele, empresas e pessoas físicas poderão fazer transações em segundos, em qualquer dia e em qualquer horário da semana.

Seu e-mail e seus apps de banco certamente já foram inundados de chamadas para cadastramento das chaves. Isso porque o cadastramento foi liberado em 05/10, gerando uma corrida entre as instituições financeiras. 

Quais as vantagens do Pix?

  1.       Em qualquer momento e rápido

Não importa se é final de semana ou depois das 16h, com o Pix todos poderão pagar, transferir ou receber, em até 10 segundos.

  1.       Custo zero para pessoas físicas

Pessoas físicas não precisarão desembolsar nem 1 centavo para as transações Pix. Já para empresas, o custo ainda não está totalmente definido, mas será menor do que as tradicionais taxas existentes. Por conta disso, espera-se que o Pix abocanhe gradualmente boa parte das transações de débito, DOC e até dinheiro.

  1.       Economia e controle para as empresas

Levando em consideração que as transações serão todas digitais e praticamente instantâneas, as empresas podem ter maior controle, além de otimizar a gestão do fluxo de caixa, já que haverá disponibilização imediata do dinheiro, reduzindo a necessidade de crédito. 

O que é a Chave Pix?

A chave é o ‘apelido’ utilizado para identificar uma conta no Pix, o que torna tudo muito mais fácil, já que nas outras modalidades é necessário saber agência, conta, CPF e outras informações na hora de efetuar uma transação.

Os quatro tipos de chaves Pix para registro no banco são:

  •       CPF ou CNPJ;
  •       Número de telefone celular;
  •       E-mail;
  •       Chave aleatória gerada pela própria instituição onde está sendo feito o cadastro;

Não é possível vincular uma mesma chave em mais de uma conta, mas é possível vincular todas as chaves numa mesma conta. Existe um limite de 5 (cinco) chaves por conta para pessoas físicas e de 20 (vinte) chaves por conta para pessoas jurídicas. 

O que é QR Code?

É um código de barras que pode ser lido e interpretado e nele podem ser inseridas várias informações. Há dois tipos de QR Code no Pix:

QR Code estático: será possível receber diferentes pagamentos com o mesmo QR Code, sem precisar cadastrar um valor fixo. O valor será preenchido no celular do pagador no momento em que for realizado o pagamento. É indicado para recebimentos mais simples, que não tenham necessidade de conciliação, integração de sistemas ou automatização de processos.

QR Code dinâmico: será possível apresentar as informações específicas daquela transação, como NF, valor e multa, sendo ideal para transações únicas. É indicado para recebimentos que precisam de conciliação, integração de sistemas ou automatização de processos. 

Como o Pix irá funcionar para as empresas?

Comparado com as transferências eletrônicas atuais (TED, DOC, Boleto e Cartão) as vantagens prometem ser boas. Além do menor tempo para receber o dinheiro, espera-se uma maior economia frente às tradicionais taxas existentes, já que no Pix as tarifas serão menores do que nos outros meios de pagamento.

O Pix vai permitir ainda o Pix Agendado, que é a realização de um Pix em data futura, saques em redes varejistas do comércio que não façam parte do setor bancário para reutilização do dinheiro no varejo, pagamentos de salários e pagamento de contas e de faturas, que poderão ter um único QR Code que funciona para tanto para o Pix como para as demais formas de pagamento que já usem QR Code.

Tudo isso sem intermediador no processo, 24h por dia, em qualquer dia da semana.

 

Conciliação do Pix na Concil

O Pix dentro do mundo da conciliação será muito importante para todas as empresas, e a Concil está se preparando para estar integrada nesse ecossistema.

O primeiro passo, que já está em andamento, é entender como conectar para receber as transações Pix de instituições financeiras e adquirentes, consolidando de forma segura e em um único lugar, todas as informações, de cartão a Pix.

Os próximos passos serão usar as demais informações contidas no QR Code, para ajudar nas análises das conciliações bancárias e consolidação das contas correntes. 

Se você tem dúvidas, escreva para pix@concil.com.br e fique por dentro das novidades do Pix, aqui no blog da Concil. 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.