O que é subadquirente?

Existem alguns termos que, mesmo sendo experiente no varejo, você pode não conhecer. Provavelmente até já tenha feito uso de alguns serviços relacionados a eles. Os adquirentes realizam a liquidação financeira dos negócios efetivados por meio de cartão de crédito e cartão de débito.

Na prática, os adquirentes são as operadoras de cartão de crédito em um sistema de pagamentos. Mas nem todos conhecem operadoras de cartão por esse nome. E subadquirente? Você sabe o que é? Leia nosso post e veja de que se trata!

O que é subadquirente?

O subadquirente é o intermediador de pagamentos. Ele fica entre varejistas, adquirentes e clientes. É muito usado por pequenos varejistas porque a integração das lojas não requer muita complexidade. Representam menos custos de implantação e custos maiores nas cobranças.

Em média, os serviços cobrados por subadquirentes ficam aproximadamente entre 5% a 7% sobre as vendas no país.

Para entender melhor, vamos fazer uma comparação. Subadquirentes realizam papel parecido ao de um navio cargueiro.

Eles conduzem de um ponto a outro as transações financeiras, o repasse dos valores, medidas anti fraudes.

São muito comuns nos projetos pequenos, mas custam mais para os comerciantes, pois o modelo de cobrança, além do percentual (comissão), também tem uma tarifa por cada transação.

Como é o fluxograma do processo?

Podemos definir assim o fluxograma de um processo em que existe a atuação de um subadquirente:

  1.       Cliente;
  2.       Loja;
  3.       Subadquirentes;
  4.       Adquirentes;
  5.       Bancos emissores/bandeiras.

Serviços de subadquirente envolvem transação e antifraude. A grande diferença com os gateways é a administração das vendas, em que o dinheiro tem, como destino, os subadquirentes. Eles repassam os valores líquidos aos varejistas, ou seja, já descontam a taxa administrativa. Por esse motivo, eles são conhecidos popularmente como “facilitadores” ou “intermediadores”.

subadquirente

Quem são subadquirentes no Brasil?

No Brasil, temos subadquirentes famosos, mais conhecidos como já mencionamos (intermediadores, facilitadores):

  •         Paypal;
  •         Square;
  •         PagSeguro;
  •         Yapay.

Quais são as diferenças entre adquirente, subadquirente e gateway?

Vamos simplificar as diferenças, fazendo uma comparação entre os três.

Adquirentes liquidam as transações financeiramente por meio de cartão (crédito/débito) e sua importância é notável no mercado de pagamentos nacional. Rede, Cielo, Getnet e Elavon são exemplos de adquirentes.

Adquirentes se responsabilizam por manter a comunicação com as bandeiras, como Mastercard, Visa, Diners, Amex, e com os bancos emissores (Itaú, Bradesco, Santander, Citibank).

Gateways se responsabilizam pela solução que faz o processamento online do pagamento. O gateway realiza o pagamento durante o checkout das lojas. Assim, a função mais importante de gateways é transacionar os pagamentos e as informações. Na forma de softwares, eles processam as informações através de cartões, boletos, débitos em conta corrente e subadquirentes.

Finalmente, o subadquirente intermedia os pagamentos, ficando entre as empresas de varejo, os consumidores e os adquirentes.

O cliente vai à loja para fazer uma compra. A loja utiliza o subadquirente para efetivar a cobrança da venda. O subadquirente vai ao adquirente (operadora). O adquirente se comunica com o banco emissor para analisar o saldo e a segurança das informações.

Quais são as vantagens de um subadquirente?

Uma das vantagens de um subadquirente é que, em certas opções do mercado, o consumidor não precisa sair da página para efetivar a compra por meio do pagamento.

O consumidor pode ficar inseguro se tiver que preencher os dados do cartão e seus próprios dados pessoais em outra página. Na verdade, ele pode até desistir do negócio.

O subadquirente, apesar dos custos mais altos, pode compensar devido ao sistema antifraudes e ao checkout transparente que proporciona.

E você? O que pensa sobre esse facilitador? Deixe alguns comentários em nossas redes sociais. Aproveite também para visualizar nossas postagens variadas. Siga nossa empresa no Facebook e Youtube!

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.