O que é um sistema conciliador de cartões?

Quando o varejista vende usando o cartão de crédito, ele está, na verdade, financiando o cliente. Mas se trata de um financiamento indireto, já que a operadora do cartão de crédito assume o pagamento.

Mas o repasse do dinheiro não ocorre imediatamente. O valor total é repassado, geralmente, dentro de 30 dias nas transações a crédito. Nos negócios em cartão de débito, o prazo é bem menor: geralmente, 24 horas.

Como não recebe o valor da transação logo existe a taxa da operadora e outros serviços (aluguel de máquina, por exemplo, ou desconto em antecipação de recebíveis), o controle manual dá muito trabalho. Nesse sentido, é que o sistema conciliador de cartões se apresenta como um importante diferencial. Veja por que acontece isso!

O que é um sistema conciliador de cartões?

Um sistema conciliador de cartões é uma tecnologia que serve para conciliar as vendas de cartão e também gerencia as tarifas cobradas pelas operadoras — são taxas que incidem sobre o preço das vendas e a antecipação de recebíveis.

Esse sistema compara as informações da administradora de cartão com as informações do contrato feito entre o varejista e a operadora. Essas informações são registradas no ERP, o software de gestão da loja.

Assim, além da economia de trabalho e tempo em verificar, de forma manual, todos esses pontos, o varejista ainda conta com mais segurança no processo, já que:

  •         controla todas as vendas feitas no cartão;
  •         evita cobrar de forma indevida.

Quais são as vantagens do sistema?

O sistema conciliador de cartões oferece muitos benefícios para o varejo:

Evita prejuízos

O objetivo principal do sistema conciliador de cartões é evitar que a operadora passe para o varejista um valor errado. Ele gerencia se o lojista realmente está recebendo o total correto pelas vendas realizadas no cartão. Também verifica se a operadora não está cobrando tarifas indevidas pelos serviços prestados.

Garante mais produtividade

A verificação manual leva muito tempo e é passível de falhas. A automação evita essas falhas e economiza tempo, dispensando a necessidade de um colaborador que assuma essa tarefa cansativa.

Recomenda-se que o sistema conciliador esteja totalmente integrado ao software de gestão da loja, pois assim ele poderá dar baixa nos valores recebidos pelo setor financeiro.

Reduz custos

O conciliador agiliza o trabalho de conferência e ainda ajuda na verificação de tarifas e recebimentos, além de informar sobre as taxas que as operadoras cobram, o que permite uma negociação de taxas mais acessíveis.

Aluguel de máquinas e taxas de antecipação são algumas tarifas que as operadoras cobram e que podem ser negociadas através do sistema conciliador de cartões.

Contribui para um melhor planejamento

Outro ponto positivo é que o conciliador contribui para otimizar o planejamento de gastos porque faz um relatório dos recebimentos futuros da loja.

Ele realiza um levantamento das vendas parceladas ou feitas sem parcelamento no cartão de crédito. São fornecidos relatórios sobre as vendas diariamente, os quais são repassados para o contador. Isso facilita a organização do trabalho.

Evita fraudes

Um funcionário que age de má-fé pode mexer nas máquinas e direcionar os recursos para sua própria conta. A partir de um sistema conciliador de cartões e de uma gestão eficiente do caixa, é possível impedir esse transtorno — e, se ele vier a ocorrer, será identificado mais rapidamente.

Controla TEF e POS

O sistema realiza conferências de vendas efetivadas tanto por máquinas POS quanto TEF. O software de gestão controla o TEF de forma completamente automatizada.

Enfim, utilizar um sistema conciliador de cartões permitirá que o varejista desenvolva uma gestão de vendas no cartão muito mais ágil e segura. O sistema ainda facilita processos de estornos/reembolsos que possam ser necessários.

Já tem um conciliador de cartões em sua empresa? O que achou do nosso post? Vamos interagir mais nas redes sociais? Siga-nos no Instagram e no Facebook e confira nosso conteúdo em formato diversificado!

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.