Open Finance: entenda o que é e como funciona

Considerado uma extensão do Open Banking no Brasil, o Open Finance é um sistema financeiro aberto que permite que usuários de serviços bancários compartilhem suas informações financeiras com duas ou mais instituições diferentes com o uso da tecnologia. 

Como resultado, o sistema oferece mais competitividade entre as instituições financeiras, na medida em que permite que o cliente escolha produtos e serviços financeiros com taxas e condições de pagamento mais atrativas. 

Todavia, apesar dessa grande vantagem, o sistema financeiro aberto ainda desperta a dúvida de muitas pessoas. Leia o artigo a seguir, entenda como o Open Finance funciona e faça parte dessa revolução financeira!

Afinal, o que é Open Finance?

Anunciado em fevereiro de 2021 pelo Banco Central, o Open Banking revolucionou o mercado financeiro e abriu caminhos para que as pessoas possam gerenciar melhor as suas finanças. 

A princípio, o sistema bancário aberto nada mais é do que o compartilhamento do seu histórico financeiro com duas ou mais instituições bancárias autorizadas pelo Banco Central. Contudo, vale a pena destacar que esse compartilhamento só acontece com o consentimento do cliente.

A partir desse compartilhamento, você pode visualizar suas informações e movimentações bancárias em um só lugar. Com isso, você pode fazer transações financeiras sem precisar acessar o site ou aplicativo do banco onde tem conta. Ou seja, é possível pagar uma conta com o saldo do Banco A, mesmo estando no aplicativo do Banco B. E vice e versa.

Ao conhecer o seu histórico financeiro, as instituições têm a possibilidade de criar ofertas personalizadas para as suas necessidades. Dessa relação de transparência, surgem produtos e serviços que atendam de fato ao seu perfil de consumidor por um custo melhor.

Open Banking ou Open Finance?

O sistema foi originalmente lançado com o nome de Open Banking, ou seja, sistema bancário aberto. Contudo, apenas bancos e fintechs estavam autorizados a participar do programa, composto por 4 fases. 

Então, para aumentar a oferta de produtos e serviços financeiros e permitir que mais pessoas tenham acesso a taxas e linhas de crédito mais competitivas, o sistema foi ampliado e passou a se chamar Open Finance. Agora, não só os bancos e as fintechs participam do programa, mas toda a indústria financeira brasileira, como casas de câmbio, corretoras de seguros, de investimentos e de fundos de previdência.

open finance

Como funciona o sistema financeiro aberto?

A implementação do Open Banking no Brasil acontece por etapas ou fases. Entenda cada uma delas.

Fase 1

Com início em fevereiro de 2021, a primeira fase teve como objetivo compartilhar os dados das próprias instituições financeiras com o público. Nessa etapa, dados como serviços oferecidos, canais de atendimento e demais informações básicas foram disponibilizadas para todos.

Fase 2

Já a fase 2 teve início no dia 13/08 e permite que os clientes compartilhem suas informações financeiras com as instituições que desejarem. Para tornar o processo mais seguro e compreensível, a segunda fase foi dividida em ciclos, a saber:

  • Ciclo 1: compartilhamento de dados cadastrais;
  • Ciclo 2: compartilhamento de dados de contas;
  • Ciclo 3: compartilhamento de informações e operações de cartão de crédito;
  • Ciclo 4: compartilhamento de todos os dados financeiros.

Fase 3

A fase 3 do Open Finance está prevista para iniciar no dia 29/10 e vai permitir que os clientes façam pagamentos via PIX, TED, boleto ou débito em conta. Além disso, será possível solicitar propostas de crédito entre diferentes instituições para comparar taxas e condições de pagamento.

Fase 4

A última etapa está prevista para o dia 15/12 e diz respeito aos dados adicionais que também podem ser compartilhados, como investimentos, operações de câmbio, previdência e seguros.

Como você pode perceber neste artigo, o Open Finance possibilita que as pessoas façam melhores escolhas financeiras para si mesmas, como a aquisição e contratação de produtos e serviços com taxas mais atrativas e melhores condições de pagamento. Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre o sistema financeiro aberto? Então continue a sua leitura com este artigo e saiba o que é Open Banking e como ele funciona.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.