Open Finance: entenda o que é e como funciona

Considerado uma extensão do Open Banking no Brasil, o Open Finance é um sistema financeiro aberto que permite que usuários de serviços bancários compartilhem suas informações financeiras com duas ou mais instituições diferentes com o uso da tecnologia. 

Como resultado, o sistema oferece mais competitividade entre as instituições financeiras, na medida em que permite que o cliente escolha produtos e serviços financeiros com taxas e condições de pagamento mais atrativas. 

Todavia, apesar dessa grande vantagem, o sistema financeiro aberto ainda desperta a dúvida de muitas pessoas. Leia o artigo a seguir, entenda como o Open Finance funciona e faça parte dessa revolução financeira!

Afinal, o que é Open Finance?

Anunciado em fevereiro de 2021 pelo Banco Central, o Open Banking revolucionou o mercado financeiro e abriu caminhos para que as pessoas possam gerenciar melhor as suas finanças. 

A princípio, o sistema bancário aberto nada mais é do que o compartilhamento do seu histórico financeiro com duas ou mais instituições bancárias autorizadas pelo Banco Central. Contudo, vale a pena destacar que esse compartilhamento só acontece com o consentimento do cliente.

A partir desse compartilhamento, você pode visualizar suas informações e movimentações bancárias em um só lugar. Com isso, você pode fazer transações financeiras sem precisar acessar o site ou aplicativo do banco onde tem conta. Ou seja, é possível pagar uma conta com o saldo do Banco A, mesmo estando no aplicativo do Banco B. E vice e versa.

Ao conhecer o seu histórico financeiro, as instituições têm a possibilidade de criar ofertas personalizadas para as suas necessidades. Dessa relação de transparência, surgem produtos e serviços que atendam de fato ao seu perfil de consumidor por um custo melhor.

Open Banking ou Open Finance?

O sistema foi originalmente lançado com o nome de Open Banking, ou seja, sistema bancário aberto. Contudo, apenas bancos e fintechs estavam autorizados a participar do programa, composto por 4 fases. 

Então, para aumentar a oferta de produtos e serviços financeiros e permitir que mais pessoas tenham acesso a taxas e linhas de crédito mais competitivas, o sistema foi ampliado e passou a se chamar Open Finance. Agora, não só os bancos e as fintechs participam do programa, mas toda a indústria financeira brasileira, como casas de câmbio, corretoras de seguros, de investimentos e de fundos de previdência.

Como funciona o sistema financeiro aberto?

A implementação do Open Banking no Brasil acontece por etapas ou fases. Entenda cada uma delas.

Fase 1

Com início em fevereiro de 2021, a primeira fase teve como objetivo compartilhar os dados das próprias instituições financeiras com o público. Nessa etapa, dados como serviços oferecidos, canais de atendimento e demais informações básicas foram disponibilizadas para todos.

Fase 2

Já a fase 2 teve início no dia 13/08 e permite que os clientes compartilhem suas informações financeiras com as instituições que desejarem. Para tornar o processo mais seguro e compreensível, a segunda fase foi dividida em ciclos, a saber:

  • Ciclo 1: compartilhamento de dados cadastrais;
  • Ciclo 2: compartilhamento de dados de contas;
  • Ciclo 3: compartilhamento de informações e operações de cartão de crédito;
  • Ciclo 4: compartilhamento de todos os dados financeiros.

Fase 3

A fase 3 do Open Finance está prevista para iniciar no dia 29/10 e vai permitir que os clientes façam pagamentos via PIX, TED, boleto ou débito em conta. Além disso, será possível solicitar propostas de crédito entre diferentes instituições para comparar taxas e condições de pagamento.

Fase 4

A última etapa está prevista para o dia 15/12 e diz respeito aos dados adicionais que também podem ser compartilhados, como investimentos, operações de câmbio, previdência e seguros.

Como você pode perceber neste artigo, o Open Finance possibilita que as pessoas façam melhores escolhas financeiras para si mesmas, como a aquisição e contratação de produtos e serviços com taxas mais atrativas e melhores condições de pagamento. Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre o sistema financeiro aberto? Então continue a sua leitura com este artigo e saiba o que é Open Banking e como ele funciona.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.