Open finance ou open banking? Entenda a diferença

Open Finance ou Open Banking? Desde que o Banco Central do Brasil anunciou a criação do novo sistema financeiro no país, os dois termos foram os mais buscados pelas pessoas que desejam gerenciar as suas finanças de forma prática, rápida e principalmente transparente. 

Mas, você sabe qual é a diferença entre esses dois termos? Sabe como eles funcionam e quais são as suas vantagens? Não? Então acompanhe o artigo a seguir e confira como essa revolução do mercado financeiro pode impactar positivamente as suas finanças!

Open Finance ou Open Banking? Entenda as diferenças

Vigente desde fevereiro de 2021, o Open Banking busca simplificar e modernizar as operações bancárias no país, proporcionando mais competitividade entre diferentes instituições financeiras, além de produtos e serviços mais atrativos aos consumidores.

Isso é possível porque com o novo sistema, as pessoas passam a ser donas dos seus dados bancários. Elas podem inclusive, compartilhá-los com as instituições financeiras que bem desejarem. E quanto mais instituições participantes souberem sobre você, fica mais fácil oferecer produtos e serviços financeiros personalizados para as suas necessidades.

Consentido o compartilhamento de informações, você poderá gerenciar as suas finanças de um só lugar. Será possível, por exemplo, consultar extrato, saldo, fazer transferências via PIX, DOC e TED e pagamentos sem ter a necessidade de acessar o site ou o aplicativo do seu banco. Além disso, você também poderá solicitar propostas de crédito e comparar taxas e condições de pagamento oferecidas por diversas instituições financeiras.

Mas qual é a relação entre Open Finance e Open Banking? Os dois conceitos são a mesma coisa? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

open finance ou open banking

Open Banking

Conforme esclarecemos acima, o Open Banking é o novo sistema financeiro instituído pelo Banco Central. Criado em fevereiro de 2021, seu principal objetivo é estimular a competitividade entre as diversas instituições financeiras participantes do programa e ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros no país.

De acordo com o Banco Central, participam do sistema bancos e fintechs. Ou seja, o sistema acabou ficando restrito aos produtos e serviços financeiros bancários, como transferências, pagamento, operações de crédito entre outros.

Open Finance

Já o Open Finance é uma ampliação do Open Banking, pois busca incluir no sistema outras instituições financeiras, como casas de câmbio, corretoras de investimentos, de seguro e de fundos de previdência complementar.

O Open Finance foi anunciado em maio de 2021, depois que o Banco Central entendeu que ao incluir mais agentes financeiros no sistema, mais pessoas seriam beneficiadas com a competitividade das instituições. Pertencente à fase 4 de implantação, que está prevista para iniciar no dia 15/12, o novo sistema financeiro aberto vai permitir que você compartilhe muito mais do que apenas seu histórico bancário com bancos, fintechs entre outros agentes financeiros. 

Na prática, vai possibilitar que você pegue todos os seus dados e histórico financeiro e leve para uma corretora de fundos de previdência, de seguros e de investimento e consiga taxas e condições de pagamento melhores.

Agora que você já conhece as diferenças entre Open Banking e Open Finance, pode aproveitar as vantagens do sistema financeiro aberto e investir em soluções que aumentem ainda mais a gestão e eficiência financeira da sua empresa. Entre em contato com a Concil e conheça todas as nossas soluções para o seu negócio!

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.