Os benefícios de um controle de estoque bem feito

O dia a dia dos empreendedores costuma ser repleto de decisões importantes e que impactam diretamente no progresso da operação. Uma das tarefas que podem trazer benefícios interessantes para as companhias quando realizada corretamente é o controle de estoque.

Quando a empresa fica atenta e gerencia todas as movimentações do negócio, as chances de sofrer com perdas de produtos, prejuízos e falta de rotatividade é bem menor. Mas, quando o empreendedor não enxerga o controle de estoque como um diferencial competitivo os danos podem ser percebidos em pouco tempo.

Quer entender mais sobre a importância do controle de estoque e todos os benefícios que essa atividade pode proporcionar para a sua empresa? Então, acompanhe esse artigo até o fim e confira as dicas que listamos para você!

Por que é importante realizar o controle de estoque?

Antes de conhecer os principais benefícios que o controle de estoque pode trazer para a sua empresa, é interessante saber como funciona essa atividade e sua importância para negócios de todos os segmentos e portes.

De uma forma resumida, podemos dizer que o controle de estoque está relacionado a ação de acompanhar a quantidade de mercadoria que a empresa tem disponível para venda, bem como os itens utilizados internamente pelos colaboradores para produzir ou comercializar os produtos da empresa.

Sendo assim, o controle de estoque é uma atividade que se aplica a todas os departamentos da operação e tem um papel fundamental para o sucesso da área comercial. Com dados atualizados das movimentações, a equipe de vendas consegue estimular suas metas e organizar a prospecção de acordo com os itens de maior ou menor venda. Além disso, setores como marketing e financeiro também utilizam os dados do controle de estoque para projetar suas atividades. 

Benefícios que uma gestão eficaz proporciona para sua empresa

Agora que já apresentamos a importância do controle de estoque para as empresas, vamos listar os principais benefícios que essa ação gera para os negócios.

controle de estoque

Otimização dos recursos

O controle de estoque auxilia as companhias a manter um nível equilibrado de vendas, pois é possível saber exatamente o que entra e saí da operação. Com isso, o empreendedor evita compras em excesso ou a falta de produtos e matérias-prima que possam interferir no fluxo de vendas.

Fim do desperdício

Uma das coisas que mais impactam a saúde financeira de uma empresa é o desperdício de produtos e insumos. Com o controle de estoque, a companhia consegue reduzir significativamente o número excessivo de itens e também o número de avarias e vencimentos. Ao dar fim a esses problemas, a empresa terá a chance de gerenciar melhor o tempo e os custos envolvidos.

Integração com a gestão financeira

Outro benefício interessante que o controle de estoque oferece tem a ver com a integração com o setor financeiro da empresa. Por serem atividades que envolvem os investimentos da operação, é importante que elas estejam conectadas.

Por isso, ao adotar um sistema de gestão financeira integrado ao controle de estoque, a companhia encontrará mais facilidade para administrar os recursos e identificar rapidamente oportunidades que ajudarão a cumprir as metas estabelecidas.

Melhorias no atendimento aos consumidores

Como mencionado, o controle de estoque envolve todas as áreas da empresa, inclusive o relacionamento com os clientes. Quando há falhas nessa atividade, os consumidores certamente serão impactos.

Por exemplo, se a empresa começa a divulgar uma campanha para impulsionar um determinado produto e, quando o cliente se interessa por esse item, não há estoque disponível para atender a demanda, a experiência final não será satisfatória. Os processos estão interligados e para ter sucesso no marketing e nas vendas o empreendedor não pode deixar de lado o controle de estoque.

Reunimos no artigo de hoje os principais benefícios que as empresas terão ao adotar um controle de estoque bem feito. Para continuar ampliando os seus conhecimentos, confira também em nosso blog o post que ensina 2 maneiras de fazer o controle de fluxo de caixa da sua empresa.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.