Planejamento estratégico: 5 maneiras de se preparar para as vendas de final de ano

Sempre que o final de ano está se aproximando, é comum os empreendedores buscarem formas de ampliar as vendas e conquistar mais clientes. Toda essa movimentação é fundamental para que muitos negócios consigam encerrar esse ciclo no azul. Mas, será que as empresas estão de fato preparadas para alcançar bons resultados nas vendas de fim de ano?

Bom, sem um planejamento estratégico como aliado dificilmente os empreendedores alcançarão resultados significativos. Isso porque qualquer ação lançada nesse período sem planejamento pode representar um verdadeiro “tiro no pé”, causando em algumas situações grandes prejuízos para a empresa.

Por isso, se você quer se preparar para as vendas de final de ano sem surpresas desagradáveis, confira na sequência deste artigo 5 maneiras de realizar um planejamento estratégico eficaz para o seu negócio.

1. Faça planos específicos para Black Friday e Natal

Uma das dicas mais valiosas que o empreendedor pode seguir para montar o seu planejamento estratégico é dividir o seu plano pensando nas duas principais datas comerciais do final de ano, que é a Black Friday e o Natal.

É importante pensar em estratégias específicas para cada data, afinal a expectativa dos consumidores para cada uma delas é diferente e é fundamental se adequar para obter resultados significativos. Por mais que elaborar um planejamento estratégico em duas etapas poderá tornar o processo um pouco mais demorado, vale muito a pena personalizar as ações para essas duas importantes datas.

2. Elabore promoções que tragam resultados positivos para sua empresa

Outro passo que não pode faltar em seu planejamento estratégico para as vendas de final de ano é a elaboração de promoções que possam trazer resultados positivos para sua empresa. O empreendedor precisa consultar as áreas financeira e comercial para projetar os descontos dos produtos e serviços sem que isso gere prejuízos para a companhia. Caso esse processo não seja realizado, a empresa corre o risco de aumentar as vendas no período, porém sem alcançar nenhum lucro significativo.

3. Planejamento estratégico de qualidade deve ter metas bem definidas

A preparação para as vendas de final de ano deve começar meses antes das datas comemorativas, momento no qual o empreendedor precisa destinar um tempo para elaborar as metas que pretende conquistar.

A dica para o planejamento estratégico não falhar é projetar metas bem definidas e possíveis, evitando exageros que possam comprometer o alcance dos resultados. Por exemplo, estabelecer como meta o aumento de 20% nas vendas de final de ano em relação a mesma data do ano anterior e listar o que o time terá que fazer para chegar a esse resultado é uma forma de criar metas reais para o seu negócio.

4. Prepare o estoque

Um planejamento estratégico de qualidade deve envolver todas as partes cruciais da empresa. Por isso, preparar o estoque para as vendas de final de ano deve ser uma das tarefas presentes no seu plano. Durante o ano, o empreendedor terá uma ideia dos produtos que serão mais buscados entre a Black Friday e o Natal, sendo fundamental tê-los disponíveis em seu estoque, assim nenhuma oportunidade será perdida. 

5. Acompanhe os resultados 

Para saber se o seu planejamento estratégico deu certo e obteve os ganhos esperados nas vendas de final de ano é importante ir acompanhando os resultados em tempo real e, se possível, fazer um fechamento geral após o período. Assim, o empresário conseguirá verificar as ações que tiveram bons resultados e aquelas que precisam ser aprimoradas no próximo plano.

Você conferiu no artigo de hoje 5 maneiras de se preparar para as vendas de final de ano por meio de um planejamento estratégico de qualidade. Para continuar por dentro de dicas como essa, veja também em nosso blog o post que ensina a otimizar a conciliação bancária no varejo.

 

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