Política de preços: aprenda a desenvolver a sua!

Você já pensou em definir uma política de preços para os produtos e serviços que sua empresa comercializa? Se a resposta for sim, você está no caminho certo. Mas, é comum que nesse processo surjam algumas dúvidas, por exemplo, o que considerar na hora de calcular os custos, a margem de lucro e, principalmente, o valor final da sua oferta?

Apesar desses serem questionamentos comuns entre os gestores, é fundamental separar um espaço em suas atividades diárias para planejar e definir uma política de preços assertiva, evitando erros que possam comprometer as vendas e a ascensão do seu negócio. 

Para conhecer os detalhes de como desenvolver uma política de preços de qualidade em sua empresa, continue acompanhando as dicas que listamos na sequência deste artigo. 

Entenda o que é a política de preços nas empresas

Bom, antes de apresentarmos dicas de como criar uma política de preços eficaz, é interessante que os empreendedores entendam qual a real importância desse processo para o desenvolvimento da companhia.

De uma forma resumida, podemos dizer que a política de preços representa o documento que consolida as referências utilizadas pelos gestores e profissionais de marketing para definir o valor dos produtos ou serviços comercializados. Essa estratégia é utilizada para calcular todos os fatores que determinam o preço da oferta.

Por isso, para ser eficaz, a política de preços deve considerar diversas variantes, inclusive externas, ou seja, cada empresa deve analisar o seu próprio cenário para criar esse documento. Como em qualquer planejamento, quanto mais dados embasarem as decisões, maiores as chances de precificar corretamente os produtos e serviços da sua marca.

Abaixo, reunimos algumas Informações internas e externas que são essenciais para a composição de uma política de preços de sucesso, sem prejuízos que possam comprometer o crescimento da empresa.

Dados internos:

  • Custo de produção;
  • Custos de transporte e estocagem;
  • Investimento em marketing;
  • Custos de distribuição;
  • Margem de lucro desejada;
  • Objetivos a curto, médio e longo prazos relativos aos produtos e serviços da empresa.

Informações externas:

  • Análise de tendências de mercado;
  • Análise da demanda pelo produto/serviço;
  • Valores de custo e precificação dos principais concorrentes.

Aprenda a definir sua política de preços

Agora que você já possui todos os dados que precisa, é hora de começar a definir a estratégia de precificação. Para isso, você deve considerar o posicionamento do produto no mercado e quais vantagens serão exploradas, como preço, qualidade, valor de marca, etc.

Um bom exemplo é como a Apple posiciona seus produtos, sempre pela qualidade e valor de marca, possibilitando a cobrança de preços mais elevados. Enquanto isso, os seus concorrentes diretos lutam para explorar como diferencial um preço menor para produtos similares.

A composição de uma boa política de preços é uma decisão estratégica e deve envolver a diretoria da empresa, o marketing e o setor de vendas. Além disso, é fundamental embasá-la em dados e análises para não cair em “achismos” e precificar o produto de maneira errônea.

Dica extra: seja flexível e ágil para precificar seus produtos e serviços

O trabalho de gerenciar uma política de preços não termina após a conclusão do documento. É preciso ficar atento a todas as movimentações do mercado para tomar decisões rápidas e assertivas. Por isso, a política de preços do seu negócio precisa ser flexível. Por exemplo, como a sua empresa reagirá caso um dos concorrentes diretos diminua muito o valor de seu produto? Qual a margem de descontos que o time de vendas pode trabalhar nesses casos?

Essas perguntas são apenas algumas que devem ser respondidas durante a definição da estratégia de precificação e ao longo do seu gerenciamento. Considerar o maior número de cenários negativos e desafios é fundamental para conseguir responder às intempéries com agilidade e flexibilidade.

Vimos neste artigo que saber desenvolver uma boa política de preços é fundamental para todo gestor que deseja o sucesso de seu empreendimento. Se você gostou das dicas e quer continuar aprendendo sobre gestão e empreendedorismo, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

 

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