Por que eu não preciso de conciliação bancária?

Se você é empreendedor deve saber que dentro da área financeira há uma série de atividades importantes que ajudam no progresso do negócio. Ter uma gestão assertiva das finanças é essencial para que as companhias de todos os segmentos e portes consigam se manter ativas e competitivas no mercado.

Um desses serviços é a conciliação bancária. Se você nunca ouviu falar nesse trabalho, mas já tem certeza de que a sua empresa não precisa dele, te convidamos para conferir na sequência deste artigo o que é a conciliação bancária na prática e como essa estratégia pode transformar o seu negócio. Confira!

Entenda o que é a conciliação bancária dentro das empresas

A expectativa das empresas é sempre a de realizar mais vendas durante o dia de trabalho, não é mesmo? Quando tudo vai bem, o número de vendas costuma subir, com pagamentos de diferentes valores e feitos principalmente pelo meio “queridinho” dos brasileiros, o cartão de crédito.

Mas, como saber se todas as entradas estão realmente corretas? Como garantir que a sua empresa está longe das fraudes? Como ter a certeza de que as taxas cobradas pelas adquirentes são as já acordadas? Encontrar essas respostas requer análises contínuas e detalhadas.

Por exemplo, você é proprietário de um loja de roupas que abre de segunda a sábado. Em uma semana, o seu negócio irá gerar centenas de informações financeiras que envolvem os recebimentos de clientes e também os pagamentos dos fornecedores e demais contas fixas da operação. Analisar e gerenciar todos esses dados diariamente é uma tarefa bem complexa, não é mesmo?

Mas, se a sua loja não realizar esse trabalho algumas complicações podem surgir. Inconsistências nos recebimentos, fraudes, cobranças de taxas excessivas, entre outras ocorrências poderão atingir o seu negócio. 

Então, qual seria a solução para a sua loja de roupas não sofrer com esses impactos? A resposta é simples: investir na conciliação bancária

Por meio desse processo, é possível confrontar as informações contidas no extrato de pagamento das operadoras de cartão com o extrato de recebimento dos bancos. O resultado da conciliação de recebimento informa possíveis divergências nos valores recebidos em conta, em relação aos valores informados pelas operadoras nos extratos de pagamento detalhados.

Mas, será que o meu negócio realmente precisa da conciliação bancária? 

Vimos no tópico acima que a incumbência da conciliação bancária é organizar e analisar os dados financeiros das empresas e proporcionar informações relevantes para os empreendedores. Entretanto, realizar esse trabalho manualmente é uma tarefa quase que impossível. Como mencionado, uma loja de roupas que atua seis dias por semana é capaz de gerar centenas de informações financeiras, tornando a adoção de recursos tecnológicos algo essencial.

A sua loja e qualquer outro negócio pode contar com um software desenvolvido especialmente para a conciliação bancária. Com essa parceria, é possível aplicar uma gestão de vendas muito mais moderna e eficaz, pois todos os dados referentes aos recebimentos são analisados rapidamente e de forma segura. Confira alguns ganhos que o seu negócio terá ao adotar esse recurso:

  • Controle de todas as adquirentes em um único lugar;
  • Controle de cancelamentos e chargebacks;
  • Controle de antecipação e descontos;
  • Gestão do fluxo de caixa com valores a receber; 
  • Visão completa dos recebimentos bancários;
  • Conciliação de taxas, pagamentos e vendas;
  • Controle das vendas registradas pelas adquirentes.

Apresentamos no artigo de hoje informações que mostram o quão importante é para as empresas de todos os segmentos e portes terem a conciliação bancária como aliada. Para continuar por dentro do assunto, confira também em nosso blog o post que mostra 2 maneiras de fazer a conciliação de taxas no varejo.

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.