Porque a conciliação influencia diretamente no controle financeiro do seu restaurante

Para um negócio se manter ativo e competitivo no mercado é preciso ter um bom controle financeiro. Falhas nesse setor podem acabar prejudicando anos de trabalho e impedindo que o empresário mostre aos seus clientes tudo o que a sua empresa tem para oferecer. Isso porque, com as finanças em desordem, é difícil cumprir com as obrigações do negócio, por exemplo, pagar fornecedores e funcionários.

Com os restaurantes não é diferente. Por mais que o empreendedor ame a gastronomia, ele precisa se atentar a questões financeiras e administrativas que são essenciais para o progresso do estabelecimento. A conciliação, por exemplo, é um trabalho importante para todas as empresas, mas que nem sempre recebe a atenção necessária.

Para saber como a conciliação influencia diretamente no controle financeiro do seu restaurante, acompanhe esse artigo até o fim e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse processo. 

Afinal, o que é conciliação?

Para saber como a  conciliação influencia no controle financeiro do seu restaurante é preciso, primeiro, saber qual é a função desse serviço.  De uma forma resumida, podemos dizer que a conciliação consiste no trabalho de levar ao empresário informações confiáveis sobre suas vendas e recebimentos gerados via pagamentos em cartão de crédito ou débito, mostrando se as operações têm acontecido da maneira correta, sem interferências que possam atrapalhar o progresso do negócio.

Há duas maneiras de realizar a conciliação em seu restaurante, manualmente ou com o suporte de softwares especializados em gestão financeira. Na primeira opção, o próprio gestor do estabelecimento ou um colaborador ficará responsável pela análise dos dados, porém, além de demandar bastante tempo, nem sempre essa revisão manual é capaz de detectar inconsistências. 

Quando o restaurante opta por automatizar a conciliação, o software realizará toda essa conferência de forma rápida e segura, melhorando a gestão dos recebíveis, reduzindo as falhas e perdas financeiras que podem impactar no caixa da empresa.

Saiba como a conciliação ajuda no controle financeiro do seu restaurante 

A conciliação é um trabalho fundamental para que o seu restaurante tenha uma visão clara e real das movimentações financeiras. Com base nas informações obtidas nesse processo, o empreendedor pode tomar decisões mais assertivas identificando, por exemplo, os momentos em que é preciso diminuir ou aumentar os investimento e adaptar os pedidos com os fornecedores.

Ao trabalhar com a conciliação de forma correta, de preferência com o suporte de recursos tecnológicos desenvolvidos para essa função, o seu restaurante conseguirá reduzir problemas relacionados ao controle financeiro, como:

  • Gestão financeira pouco assertiva e que não colabora com a sua tomada de decisão;
  • Erros ao cadastrar os tipos de recebimento da sua empresa;
  • Falta de monitoramento e conferência das taxas cobradas pelos cartões;
  • Visão errada das entradas do seu negócio devido à falta de análise diária, semanal e mensal;
  • Dificuldade para analisar detalhadamente cada operadora de cartão que você trabalha.

Vimos no artigo de hoje que a conciliação é fundamental para que o controle financeiro do seu restaurante seja feito de forma estratégica e segura. Aproveite que você está ampliando os seus conhecimentos sobre o assunto e veja também em nosso blog o post que ensina a escolher um bom sistema de conciliação de cartão para o seu negócio.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.