PRONAMPE: como esse auxílio pode ajudar minha empresa?

Precisa de ajuda para continuar a manter sua empresa na ativa em meio aos desafios da pandemia e se preparar na medida em que as atividades se normalizam? A solução pode estar no PRONAMPE.

 PRONAMPE é uma linha de crédito desenvolvida pelo governo que disponibiliza auxílio com condições facilitadas e agora não é só uma medida emergencial. Você pode solicitar e pagar conforme cabe em seu bolso.

Que tal se informar mais a respeito do apoio e como ele funciona? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é PRONAMPE?

O PRONAMPE surgiu em maio de 2020, para atuar como uma medida emergencial na pandemia para micro e pequenas empresas de varejo ou prestação de serviços. O objetivo do programa é realizar empréstimos com taxas de juros mais acessíveis.

Afinal, boa parte dessas empresas sofreram com a crise econômica causada pela pandemia. Nessa época, foram feitas mais de 516 mil operações.

Agora, a linha de crédito está disponível para qualquer empresa e não é mais considerada como uma ação de socorro. Basta que a empresa se encaixe em algumas exigências para solicitar.

Como funciona o PRONAMPE para empresas?

O PRONAMPE pode ser contratado por microempresas que faturam até R$ 360 mil por ano e pequenas empresas que faturam, anualmente, um valor superior a esse ou inferior a R$ 4,8 milhões.

Várias instituições oferecem a solução, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste. É possível conseguir empréstimos de até 30% da receita bruta do ano anterior.

Caso o negócio seja recente e não tenha ainda um ano de funcionamento, o empréstimo pode ser de até 50% do valor do capital inicial. As garantias para as instituições vêm do Fundo de Garantia de Operações (FGO).

Pronampe

Taxas e prazos

Cada instituição bancária pode escolher o valor de taxas e os prazos. Por isso, é fundamental pesquisar a melhor opção, sem se esquecer de que é preciso ter cadastro no banco que você escolher.

A lei do PRONAMPE pede taxa de juros, da mesma forma que a Selic, que está em 3,5% nesse momento. Além disso, institui mais 6% ao ano, mas isso pode mudar a cada ano ou nova norma.

Os empreendedores têm até 48 meses para quitar a dívida. Ou seja, é possível pagar o empréstimo em 48 parcelas.

Vantagens

Ainda que os juros tenham aumentado, o programa é considerado vantajoso. Isso porque outras linhas de crédito costumam cobrar pelo menos 35% ao ano em juros para pequenas empresas.

Sendo assim, vale a pena considerar a opção e aproveitar as condições.

Como solicitar apoio

Para aderir ao apoio, é só fazer uma solicitação direta com a instituição que você quiser. Apenas é necessário checar se ela tem a autorização do Banco Central para atuar.

E pronto! Depois, é só conversar sobre o melhor parcelamento e começar a fazer uso do empréstimo para facilitar a atuação de sua empresa. O PRONAMPE é um programa seguro e confiável, então se você acha que ele é o auxílio certo para você, não perca tempo em solicitar.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Aproveite então para descobrir também as diferenças entre empréstimo inteligente e tradicional e impulsione suas finanças.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.