Qual a importância da conciliação contábil para meu negócio?

Os empreendedores sabem que existem algumas atividades que são consideradas essenciais para que o negócio cresça e alcance bons resultados, como a prospecção e o marketing. Entretanto, há tarefas que nem sempre recebem a atenção que merecem e os empresários percebem a relevância apenas quando algo de errado acontece e compromete a ascensão da companhia.

A conciliação contábil é uma dessas atividades importantes, mas que ainda precisa entrar no radar das prioridades das empresas. Isso porque, ao realizar uma conciliação contábil eficaz e automatizada, a sua companhia conseguirá reduzir consideravelmente o tempo e os custos investidos no processo de conciliação manual. 

Se você ainda não conhece a real importância da conciliação contábil, mas quer saber como esse trabalho pode impulsionar o seu negócio, não perca as informações que listamos na sequência deste artigo.

O que é conciliação contábil?

Antes de entender a importância da conciliação contábil para o seu negócio, é importante saber o que é e como funciona esse trabalho na prática. De uma forma bem resumida, a conciliação contábil está relacionada com a conferência mensal, semestral ou anual das finanças da empresa para que seu saldo possa ser validado. Com esse processo, o empreendedor terá uma visão clara e real da saúde financeira do seu negócio.

A proposta da conciliação contábil é conflitar duas bases diferentes, mas com informações semelhantes com o intuito de avaliar a integridade desses dados. Com a  automatização da conciliação, a empresa consegue diminuir consideravelmente o tempo dedicado a esse processo e também o número de pessoas envolvidas na atividade. Com isso, a equipe ficará focada na gestão dos dados, tendo acesso a informações íntegras e que serão analisadas no fechamento mensal do negócio.

Mas, para que a gestão alcance bons resultados, é fundamental que a conciliação contábil seja bem detalhada e minuciosa para que se acompanhe todos os possíveis erros. Entretanto, caso o processo seja realizado de forma manual a companhia estará sujeita a falhas e dificuldades para comprimir as atividades até o fim do mês, deixando a gestão estratégica dos dados em segundo plano.

Saiba como realizar esse processo de forma automatizada

Ao optar pela automatização da conciliação contábil, as empresas terão acesso a uma série de benefícios que vão desde a otimização do tempo destinado a essa tarefa até a diminuição dos prejuízos financeiros. Ter uma plataforma de qualidade como aliada do seu negócio é um investimento assertivo que os empreendedores de todos os segmentos e portes podem fazer. 

Por meio das melhores soluções do mercado é possível conciliar de forma automática bases de origens diferentes, mas com informações semelhantes. Tudo em um ambiente hospedado na nuvem e criptografado para garantir a segurança dos dados. No sistema, as empresas conseguem realizar inputs das informações e fazer a parametrização das regras, auxiliando em etapas como conciliação bancária, contas a pagar e a receber, cliente e fornecedor, tributos, entre outras.

No artigo de hoje, vimos como a conciliação contábil é importante para o progresso do seu negócio, independentemente do segmento ou ramo em que atua. Para saber mais sobre a necessidade de fazer a checagem adequada das informações contábeis, veja também em nosso blog o post que apresenta 4 maneiras de monitorar o movimento de caixa do seu estabelecimento.

 

Comentário no facebook

Conheça a nossa plataforma:

Confira nossa solução:

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.