Segurança: como deve ser feita a segurança do tráfego financeiro

A empresa moderna precisa fazer negócios remotamente, ou seja, usando o ambiente online. Ela negocia com clientes, bancos, operadoras de cartão de crédito, fornecedores.

Os dados financeiros, portanto, trafegam nesse ambiente virtual e podem ser interceptados por terceiros. A partir daí, nem sempre é possível prever as consequências. Para evitar isso, é que a cibersegurança, ou segurança cibernética, trabalha com a finalidade de minimizar riscos e impedir a ação de criminosos virtuais.

Neste post, falaremos sobre a segurança do tráfego financeiro, como ela pode evitar a ação dos cibercriminosos e garantir a privacidade dos dados financeiros da própria empresa. Confira a seguir!

A importância da segurança do tráfego financeiro

Podemos compreender a dimensão do problema, observando os dados sobre o assunto. Conforme o relatório anual da IBM “Cost of a Data Breach Report”, um vazamento de dados no setor financeiro resultava em prejuízos de, aproximadamente, US$ 5,85 milhões no ano de 2020.

Esse setor é um alvo muito visado pelos cibercriminosos. As informações coletadas podem ser utilizadas para:

  •         prática de fraudes por meio de roubos de identidade;
  •         negociação no mercado negro da web (dark web).

Isso pode provocar sérios prejuízos à imagem empresarial, além de prejuízos de natureza financeira e danos à reputação de clientes que tenham sido alcançados por essas ações ilícitas.

A pandemia aumentou os riscos, principalmente porque diversas empresas se viram na contingência de adotar o home office. Como essa mudança foi algo inesperado, nem todas as organizações conseguiram desenvolver políticas de segurança cibernética mais eficazes.

segurança do tráfego financeira

A implementação da segurança cibernética

O fator humano é fundamental para a segurança do tráfego financeiro. O gestor e todos os funcionários precisam ficar atentos às diferentes formas de atuação dos criminosos cibernéticos. Por meio de programas de treinamento, os colaboradores podem identificar diferentes tipos de ataques, como os e-mails de phishing (crime em que os funcionários são enganados e compartilham dados financeiros como número de cartão de crédito ou de conta corrente).

Mas, sem dúvida, a maior parte da segurança do tráfego financeiro é realizada por tecnologias. Um bom plano deve considerar os backups de dados e, caso seja viável, um backup de toda a infraestrutura. Os sistemas operacionais e softwares devem ser corrigidos e atualizados regularmente.

Os backups são valiosos especialmente contra os ataques de ransomwares (sequestro de dados, ou seja, os cibercriminosos pedem um resgate para a liberação de dados que eles criptografaram).

A contribuição do integrador financeiro

O varejista pode contar ainda com soluções voltadas de forma especial para o varejo. O integrador financeiro, por exemplo, permite que a comunicação entre o setor financeiro e os bancos, fornecedores, operadoras de cartão e outros parceiros aconteça através de uma rede privada.

Além desse intercâmbio seguro, o integrador funciona como base para o desenvolvimento de diferentes portais que possibilitam a automação de atividades específicas do financeiro, como conciliação de pagamentos (cartões, PIX, boletos, carteiras digitais), conciliação de vendas, sistema de cobrança centralizado e outras coisas.

Como resultado, a equipe responsável pelo setor economiza tempo e oferece um melhor desempenho, pois pode dedicar mais foco a ações estratégicas e não apenas operacionais.

Para a segurança do tráfego financeiro, é importante recorrer a medidas internas e contar com um parceiro que ofereça tecnologia que promova mais eficiência e segurança nas transações comerciais e na comunicação da empresa com agentes externos.

Já está atento para esse aspecto? Gostou da nossa abordagem? Então, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter, pois assim vai se manter sempre atualizado sobre temas semelhantes, que mostram como as novas ferramentas tecnológicas podem ser aliadas para seu negócio!

 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.